A dança e as pessoas com deficiência visual: Uma análise de vinte anos de produção acadêmica brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2018.e49282

Resumo

Este artigo tem como objetivo fazer uma revisão bibliográfica de trabalhos publicados em congressos acadêmicos, artigos, dissertações e teses no idioma português publicados e realizados no Brasil, entre os anos 1996 e 2016, sobre o papel da dança na vida da pessoa cega ou com baixa visão. Como resultados da análise realizada a respeito da bibliografia pesquisada, verificou-se que a dança, enquanto arte e enquanto atividade que coloca em evidência o movimento e o contato do(a) dançarino(a) com outras pessoas e com o mundo, promove o desenvolvimento de habilidades motoras, espaciais e de locomoção para a pessoa com deficiência visual, além de contribuir para o desenvolvimento de aspectos sociais, psíquicos e do aumento da autoestima. Além desses benefícios, inferidos em muitos dos trabalhos analisados, também se verificou a possibilidade de profissionalização dos(as) bailarinos(as) cegos(as) ou com baixa visão, indicando a centralidade da dança para a inclusão social da pessoa com deficiência visual. 

Biografia do Autor

Patricia Andrea Osandon Albarran, Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB), Brasília/DF

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, da Universidade de Brasília (UnB), Mestre em Ciência Política pela UnB, especialista em Gestão de Projetos pela Escola de Administração e Negócios (ESAD), Brasília, DF, Brasil

Daniele Nunes Henrique Silva, Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB), Brasília/DF

Graduada em bacharelado e licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Psicologia da Educação e Doutora em Educação, pela UNICAMP, Campinas, SP, Brasil

Eva Aparecida Pereira Seabra da Cruz, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP

Graduada em Letras (Bacharelado e Licenciatura em Português) pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Teoria da Literatura pela Universidade de Brasília (UnB) e Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP, Brasília, DF, Brasil

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2018-12-31

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Artigos