Vivência da gestação, parto e maternidade: percepções de jovens mulheres multíparas

Autores

  • Marina Zanella Delatorre Bolsista BIC-FAPERGS, aluna do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria.
  • Ana Cristina Garcia Dias Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil. Endereço para correspondências: Rua Floriano Peixoto 1750, Santa. Maria, RS, 97015-372
  • Naiana Dapieve Patias Aluna do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde, Universidade Federal de Santa Maria. Agradecimentos: Os autores agradecem a Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul pela concessão de uma Bolsa de Iniciação Científica.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2011v45n1p117

Resumo

O objetivo desse estudo foi compreender as percepções de gestantes jovens multíparas sobre a gravidez, se esta foi planejada ou não, a experiência do parto, as vivencias da maternidade nessa etapa de vida, além da reação à notícia da segunda gestação. Para tanto, foram realizadas cinco entrevistas com jovens que passaram pela experiência de gestação mais de uma vez, que tinham idade entre 16 e 22 anos. A entrevista semi-estruturada abordou diversos aspectos relacionados à gestação, sendo analisadas, através de uma análise de conteúdo temática, as questões foco do estudo. Os resul- tados demonstram que as vivências da gestação, parto e maternidade no período, apesar de trazerem algumas dificuldades, são consideradas positivas pelas jovens.

Biografia do Autor

Marina Zanella Delatorre, Bolsista BIC-FAPERGS, aluna do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria.

Marina Zanella Delatorre Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atua principalmente nos seguintes temas: gestação, maternidade, adolescência, juventude.Certificado pelo autor em 27/12/10

Ana Cristina Garcia Dias, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil. Endereço para correspondências: Rua Floriano Peixoto 1750, Santa. Maria, RS, 97015-372

Ana Cristina Garcia Dias possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do RioGrande do Sul (1995)-Foi bolsista de Iniciação científica PIBIC CNPq de 1990 a 1994. Licenciada em Psicologia pela UFRGS em 1997), Mestre em Psicologia pela UFRGS em Sul em 1998 e Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (Área de concentralção: Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) em 2003. Especialista em Processos de Ativação de Mudanças no Ensino Superior em 2006 pela FIOCRUZ e em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Wainer & Picoloto em 2009. Atualmente é professora Adjutna da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Psicologia do Desenvolvimento Humano e Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: adolescência, família, gravidez, comportamentos de risco, saúde.Certificado pelo autor em 30/01/12

Naiana Dapieve Patias, Aluna do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde, Universidade Federal de Santa Maria. Agradecimentos: Os autores agradecem a Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul pela concessão de uma Bolsa de Iniciação Científica.

Naiana Dapieve Patias Possui graduação em Psicologia (2009) pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) e Especialização em Criança e adolescente em situação de risco (2011) pela mesma instituição. Atualmente é discente do PPG - Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde é bolsista Capes. Pela mesma Instituição é discente do Programa Especial de Formação de Professores para a Educação Profissional - (UFSM). É integrante do Grupo de pesquisa: Avaliação e Intervenções no Desenvolvimento Humano da Linha de Pesquisa Saúde, desenvolvimento e contextos sociais (UFSM). Possui interesse, principalmente nos seguintes temas: psicologia clínica e psicologia educacional/escolar, família, infância e adolescência,vulnerabilidade, gênero e maternidade.Certificado pelo autor em 18/01/12

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Publicado

2011-01-01

Edição

Seção

Artigos