Entre lo normal y lo peligroso Los trabaj adores en la red del discurso disciplinar decimonónico

Autores

  • Sandra Caponi Doutora em Lógica e Filosofia da Ciência - UNICAMP-1992, professora do Departamento de Saúde Pública da UFSC.

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este trabalho pretende analisar as diferentes estratégias de poder que, no fim do século passado e no inicio do século XX, se dirigiram a essa figura ambígua (que é paradigma de «normalidade», mas que não pode deixar de  ser considerada como «perigosa») do trabalhador qualificado. Essas estra- tégias, que vão da exclusão dos centros das cidades industriais até a adminis- tracão das fábricas, não parecem levar necessariamente a marca dos poderes disciplinares analisados por FOUCAULT. Neste sentido preten- demos  assinalar as diferenças e as analogias que fazem com que estas estratégias  sejam algo mais do que apenas um outro capítulo do discurso disciplinar.

Biografia do Autor

Sandra Caponi, Doutora em Lógica e Filosofia da Ciência - UNICAMP-1992, professora do Departamento de Saúde Pública da UFSC.

Possui graduação em Filosofia - Universidad Nacional de Rosário (Argentina), mestrado em Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP, doutorado em Lógica e Filosofia da Ciência pela UNICAMP, realizou um primeiro Pós doutorado na Universidade de Picardie (França) em 2000, e um Pós-doutorado Sênior na EHESS (Paris- Franca) em 2011. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina. Consultor ad hoc de diversas publicações e membro do conselho editorial da Revista Interface ( Comunicação, Saúde e Educação), da Revista Ciência & Saúde coletiva e da Revista Ciência e Saúde. Manguinhos, dentre outras. É pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvo lvimento Científico e Tecnológico. Desempenhou-se como professora visitante na EHESS (Paris- França) no ano 2003 e no College de France (Paris) no ano 2006, Universidad Nacional de Colombia (Medellín); Universidade  Nacional de Rosario (Argentina). Desenvolve seu trabalho na área de epistemologia e historia das ciências biomédicas e na área de Bioética. È professora permanente do doutorado interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC e do Programa de pós-graduação em Saúde Coletiva da mesma universidade. Coordena o grupo de pesquisa cadastrado em CNPq, Filosofia e história das ciências da saúde , conta com 8 (oito) Teses de Doutorado e 20 (vinte) dissertações de mestrado já defendidas e 8 orientações em andamento. Atualmente é sub coordenadora da Comissão de Ciências sociais e humanas em saúde da ABRASCO (Associação Brasileira de Saúde Coletiva). Certificado pelo autor em 20/01/12

Downloads

Publicado

1997-01-01

Edição

Seção

Artigos