O anarquismo ético de Robert Nozick (Uma critica ao utilitarismo especiezista que predomina na relação dos homens com os animais)

Autores

  • Sonia T. Felipe Departamento de Filosofia/Núcleo de estudos interdisciplinares sobre violência - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Apresento a critica deRobert Nozick ao impasse gerado pela aceitação e defesa do principio ético kantiano, quando se trata de preservar os interesses da espécie dotada de racionalidade, e, de, ao mesmo tempo, se pretender aplicar o principio utilitarista somente no que se relaciona a esses mesmos interesses, excluindo de qualquer consideração o interesse que também seres de outras espécies possam ter, em função de serem igualmente dotados de inteligência e sensibilidade. Concluo, baseada na argumentação de Nozick, pela necessidade de redefinirmos, ainda no âmbito da ética antropocêntrica, o significado do conceito de domínio sobre seres de outras espécies. As ações para assegurar o domínio sobre outras espécies podem ser pensadas como destinadas a assegurar sua preservação. 0 homem pode demonstrar sua supremacia racional e moral sobre os demais seres ao usar inteligentemente essas capacidades para assegurar e não para destruir a multiplicidade das formas de vida que o cercam.

Biografia do Autor

Sonia T. Felipe, Departamento de Filosofia/Núcleo de estudos interdisciplinares sobre violência - UFSC

Possui Graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutorado em Filosofia - Universität Konstanz. Atualmente, é Associado II da Universidade Federal de Santa Catarina, aposentada, atuando na orientação de teses e dissertações, e coordenando projetos de investigação e de extensão.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

1996-01-01

Edição

Seção

Artigos