A construção social da questão ecológica: um questionamento do final do século

Autores

  • Alejandro Olivieri Facultad de Ciencias Sociales da Universidad de Buenos Aires
  • Luciano Florit Facultad de Ciencias Sociales da UBA

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este artigo objetiva dar conta da diversidade de expres sões genericamente caracterizadas de "ecologistas" e resgatar a riqueza sociológica e axiológica deste conjunto de pi-Micas. Permitindo assim, uma análise do conflito social intrínseco a chamada "questão ecológica" e uma valorização da potencialidade teórico-prática do ambientalismo para pensar as indagações do final do século. Primeiramente, se enfatizará o caráter complexo e multissetorial do movimento ambientalista, para então desenvolver uma análise — com intenção heurística — dos principais atores, que formam a trama de interesses e sentidos, interventores na problemática ambiental.

Biografia do Autor

Alejandro Olivieri, Facultad de Ciencias Sociales da Universidad de Buenos Aires

Possui Graduação em Filosofia pela Universidad de Buenos Aires (UBA), Mestrado em Sociologia Política (orientação em Ecologia Política) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutorado em Sociologia (orientação em Sociologia Ambiental) na Uiversidade de Brasília (UnB). Atualmente é professor e pesquisador horista no Centro Universitário de Brasilia UniCEUB.

Mais informações no Currículo Lattes.

Luciano Florit, Facultad de Ciencias Sociales da UBA

Possui Graduação em Sociologia pela Universidad de Buenos Aires, Mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor da Universidade Regional de Blumenau.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

1996-01-01

Edição

Seção

Artigos