O nativismo, os teuto-brasileiros católicos e luteranos no Rio Grande do Sul

Autores

  • René E. Gertz Professor nos Departamentos de História da PUC/RS e da UFRGS.

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O texto trata do conflito entre um jornal de lingua alemã em São Leopoldo (RS) na década de 1920 com setores católicos da regido; da crescente
pressão nacionalista no periodo e da destruição do jornal em 1928, por uma associação, de setores católicos com setores nacionalistas.

Biografia do Autor

René E. Gertz, Professor nos Departamentos de História da PUC/RS e da UFRGS.

é graduado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (1974), mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1977), e doutor em Ciência Política pela Freie Universität Berlin - FUB (1980), onde também fez estágio de pós-doutorado (1995). Atualmente, é professor-titular na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, e professor-associado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - em ambos os casos, nos Departamentos de História. Seus trabalhos se referem, sobretudo, à História do Brasil-República, com interesse especial por aspectos políticos do processo de imigração e colonização no sul do Brasil, por integralismo, por nazismo, por germanismo, por neonazismo, por protestantismo, por preconceitos étnicos e religiosos, pela política gaúcha do período em torno do Estado Novo (1937-1945). Além disso, tem dedicado atenção à historiografia alemã contemporânea, tentando divulgá-la no Brasil, principalmente, através de traduções.

Última atualização do currículo em 02/02/2012

Downloads

Publicado

1998-01-01

Edição

Seção

Artigos