O ato da denúncia da violência sobre a mulher

Autores

  • Brígido Vizeu Camargo Departamento de Psicologia - UFSC
  • Carla Giovana Dagostin UFSC
  • Lucienne Silva UFSC
  • Marisa Coutinho UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Trata-se de um estudo exploratório a respeito de aspectos que envolvem o ato da denúncia da violência sobre a mulher. Foram analisados os depoimentos de 5 mulheres obtidos mediante a entrevistas realizadas no Instituto Médico Legal(IML) de Florianópolis. Analisados estesdiscursos obteve-se quatro categorias: 1. atribuição de motivos para aviolência; 2. posição em relação ao ato da denúncia; 3. perspectivas de relacionamento com o agressor; e 4. implicação da violência para a identidade feminina. As atribuições de motivos variaram da simples adjetivação pejorativa a construção de uma inteligibilidade. O ato da denúncia, embora revestido de medo, parece ser um elemento importante para a preservação da qualidade ativa do feminino no âmbito privado. As perspectivas de relacionamento com o agressor apontam para a continuidade. A denúncia parece remeter à autonomia da identidade feminina.

Biografia do Autor

Brígido Vizeu Camargo, Departamento de Psicologia - UFSC

Possui Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, DEA em Psicologia Social pela Université Paris 5/ École des Hautes Études en Sciences Sociales, e Doutorado em Psicologia Social pela École des Hautes Études en Sciences Sociales. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações no Currículo Lattes.

Carla Giovana Dagostin, UFSC

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é psicóloga perita examinadora - Delegacia Regional de Polícia de Tubarão - e docente.

Mais informações no Currículo Lattes.

Lucienne Silva, UFSC

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Licenciatura Em Psicologia, Especialização em Administração de Recursos Humanos, Especialização em Qualidade e Produtividade, Especialização em Engenharia de Produção e Mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professora do quadro da Fundação Universidade Regional de Blumenau/SC.

Mais informações no Currículo Lattes.

Marisa Coutinho, UFSC

Possui Graduação em Geologia pela Universidade de São Paulo, Mestrado e Doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo e Livre Docência em Arqueologia Brasileira pelo Museu de Arqueologia e Etnologia/ Universidade de São Paulo. É arqueóloga e Professora Associada (MS-5) do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

1991-01-01

Edição

Seção

Artigos