Reestruturação produtiva, indústria têxtil, trabalhadores têxteis.
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
O artigo explora as raízes filosóficas dos conceitos sociedade civil e movimentos sociais, e as mudanças que têm acontecido em relação ao significado destes conceitos desde o seu surgimento até a atualidade, quando são definidos de forma normativa como obrigação moral que procura necessariamente o "bem comum". Pensando a dificuldade que tal concei tualização supõe para o estudo da sociedade, utilizamo-nos da visão gramsciana para sugerir a sua substituição por uma nova categoria de análise muito mais inclusiva e prática. Propugnamos a substituição do "dever ser" normativo por um âmbito de análise onde caiba a possibilidade do conflito e da luta de interesses. Por outro lado, o artigo rastreia os laços que poderiam existir entre um conceito restrito de sociedade civil e as visões liberais e neoliberais da sociedade.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação na Revista de Ciências Humanas - UFSC, que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação em Revista de Ciências Humanas.
Política de Acesso Livre – A RCH é publicada sob o modelo de acesso aberto sendo, portanto, livre para qualquer pessoa ler, baixar, copiar e divulgar.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons
.