Confiança no parceiro e proteção frente ao HIV: estudo de representações sociais com mulheres
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Este estudo refere-se às representações sociais de mulheres com e sem parceiro fixo sobre sexualidade e prevenção da aids. A incidência de aids tem aumentado entre indivíduos com relações heterossexuais estáveis em regime de conjugalidade e, em se tratando de mulheres, a maioria tem se contaminado por intermédio do parceiro. O objetivo da pesquisa foi verificar como as mulheres com e sem relacionamento fixo elaboram suas representações sociais sobre aids e se isso tem repercussão nas suas práticas de prevenção frente a essa doença. Trata-se de um estudo descritivo, comparativo, no qual foi empregada a técnica de observação indireta via entrevistas "semidiretivas". Foram entrevistadas 20 mulheres que mantinham relações fixas em regime de conjugalidade no momento da entrevista e 20 mulheres que estavam sem parceiro fixo, totalizando 40 mulheres entrevistadas entre 30 e 40 anos. Para a análise do material coletado, utilizou-se sotware de análise quantitativa de dados textuais ALCESTE. Os resultados demonstram que as mulheres com parceiro fixo consideram a prevenção da aids algo necessário para todas as pessoas, exceto para elas mesmas, que se consideram seguras em suas relações conjugais, em virtude de um sentimento de confiança no parceiro. Verificou-se também que as entrevistadas sem parceiro fixo sentem-se mais vulneráveis frente à aids e, portanto, utilizam preservativo em todos os seus envolvimentos sexuais eventuais.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação na Revista de Ciências Humanas - UFSC, que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação em Revista de Ciências Humanas.
Política de Acesso Livre – A RCH é publicada sob o modelo de acesso aberto sendo, portanto, livre para qualquer pessoa ler, baixar, copiar e divulgar.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons
.