Ensino em dupla e a formação de equivalência de estímulos em crianças pré-escolares

Autores

  • Adriana Aparecida Tambasco Piccolo Universidade Federal de São Carlos
  • Celso Goyos Universidade Federal de São Carlos
  • Gisele Porto Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O ensino de discriminações condicionais em situação de dupla, procedimento pouco usual na literatura, e testes individuais para formação de equivalência foram investigados em dois experimentos realizados com crianças pré-escolares. No Experimento 1, os participantes das duplas do Grupo 1 interagiam livremente na resolução das tarefas; no Grupo 2, somente um participante da dupla podia responder à tarefa; em ambos os grupos, o reforço era fornecido para o desempenho da dupla; no Grupo 3 (controle), os participantes atuavam individualmente. Os participantes que responderam às tarefas aprenderam as discriminações condicionais e mostraram formação de equivalência. No Experimento 2, ambos os integrantes respondiam às tarefas e o reforço era dado pelo desempenho individual. De quatro duplas, somente em uma, ambos os integrantes mostraram formação de equivalência. A partir disso, quando se trata de ensino em dupla, parece que a situação social interfere no desempenho da tarefa e na formação de equivalência de um dos participantes das duplas.

Biografia do Autor

Adriana Aparecida Tambasco Piccolo, Universidade Federal de São Carlos

Possui Graduação em Pedagogia pela  Universidade Federal de São Carlos, Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos e Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente, é Professor efetivo da Prefeitura Municipal de Campinas.

Mais informações no Currículo Lattes.

Celso Goyos, Universidade Federal de São Carlos

Possui Graduação Licenciatura e Bacharelado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestrado em Psychology Applied Behavior Analysis - Western Michigan University, Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo. Estágios de Pós-Doutorado em Psicologia na Universidade do País de Gales - Reino Unido,  Educação Especial na Universidade de Kansas e Psicologia e Neurociências na Universidade da California - San Diego.

Mais informações no Currículo Lattes.

Gisele Porto, Universidade Federal de São Carlos

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Edição

Seção

Artigos