A sociologia compreensiva e a interpretação de individualidades históricas: o papel do Verstehen na metodologia das ciências da cultura de Max Weber

Autores

  • Gilson Ciarallo Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

A sociologia weberiana é marcada pela compreensão de individualidades históricas. Tal olhar para as especificidades é uma marca constante dos escritos de Weber sobre a metodologia das ciências da cultura, no bojo da qual se faz entender a centralidade do Versiehen (compreensão). Nos quadros de apreensão de alguns comentadores da sociologia weberiana, emergem concepções que parecem sugerir localizá-la nas proximidades de um saber nomológico, característico do procedimento das ciências da natureza. É contra tal concepção que a dualidade explicação/compreensão é acessada, a qual parece se apresentar de forma harmoniosa, não só nos escritos metodológicos de Weber, como também nos seus esforços com vistas a compreender a especificidade do racionalismo ocidental.

Biografia do Autor

Gilson Ciarallo, Universidade de Brasília

É Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília, Mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília e Graduado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. Atualmente é professor no Instituto Ceub de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro Universitário de Brasília - UniCEUB.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Edição

Seção

Artigos