'Dizem que sou louco': um estudo sobre identidade e instituição psiquiátrica
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
0 objetivo deste artigo é analisar as relações entre a instituição manicomial e a condição dos pacientes psiquiátricos, destacando quatro aspectos: a construção de sua identidade; suas representações sobre o manicômio; suas percepções acerca das possibilidades de mudangas pessoais e institucionais e as relações que se estabelecem entre a família e a instituição. A metodologia da pesquisa baseou-se na observação do cotidiano dos pacientes e na realização de entrevistas, bem como na análise dos prontudrios dos internados no Hospital Colônia Santana, situado na Grande Florianópolis, Santa Catarina. Foram entrevistados 28 pacientes, classificados de acordo com o tempo de internação. Os dados obtidos indicam que para os pacientes de curta permanência o manicômio é percebido como um lugar estranho, uma. prisão. Enfatizam o caráter rotineiro e despersonalizante, sentem-se inseguros e resistem à identificação com a instituição. Nos entrevistados de longa permanência percebe-se a predominância da incorporação da ideologia manicomial em seus discursos sobre sua própria identidade e sobre as possibilidades de mudança na instituição.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação na Revista de Ciências Humanas - UFSC, que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação em Revista de Ciências Humanas.
Política de Acesso Livre – A RCH é publicada sob o modelo de acesso aberto sendo, portanto, livre para qualquer pessoa ler, baixar, copiar e divulgar.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons
.