Representações sociais e relações intergrupais de duas categorias profissionais
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Este estudo procurou articular as teorias das representações sociais (MOSCOVICI, 1961) e do Conflito intergnipal (TAJFEL, 1979), considerando a interface do gênero. Participaram 112 pessoas, sendo estudantes e profissionais das areas de engenharia civil e arquitetura. Um dos objetivos foi conhecer o conteúdo das representações sociais que os participantes compartilham sobre a sua e a outra área, outro objetivos foi verificar possíveis incursões com as representações sociais de gênero. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se a técnica de evocação livre (VERGES, 1999). Os dados foram submetidos a urna análise lexicogrdfica através do programa informático EVOC. Os resultados apontam para a existência de conflitos de interesses entre os grupos, mais do que um problema de competição social (TAJFEL & TURNER, 1982). Os grupos demonstraram tentativas de diferenciação inter-profissional envolvendo um caráter avaliativo: ambos discriminam seu "out group". A dimensão gênero não se mostrou relevante.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação na Revista de Ciências Humanas - UFSC, que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação em Revista de Ciências Humanas.
Política de Acesso Livre – A RCH é publicada sob o modelo de acesso aberto sendo, portanto, livre para qualquer pessoa ler, baixar, copiar e divulgar.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons
.