Representações sociais e relações intergrupais de duas categorias profissionais

Autores

  • Rosa Cristina Ferreira de Souza Universidade Federal de Santa Catarina
  • Brigido Vizeu Camargo Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este estudo procurou articular as teorias das representações sociais (MOSCOVICI, 1961) e do Conflito intergnipal (TAJFEL, 1979), considerando a interface do gênero. Participaram 112 pessoas, sendo estudantes e profissionais das areas de engenharia civil e arquitetura. Um dos objetivos foi conhecer o conteúdo das representações sociais que os participantes compartilham sobre a sua e a outra área, outro objetivos foi verificar possíveis incursões com as representações sociais de gênero. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se a técnica de evocação livre (VERGES, 1999). Os dados foram submetidos a urna análise lexicogrdfica através do programa informático EVOC. Os resultados apontam para a existência de conflitos de interesses entre os grupos, mais do que um problema de competição social (TAJFEL & TURNER, 1982). Os grupos demonstraram tentativas de diferenciação inter-profissional envolvendo um caráter avaliativo: ambos discriminam seu "out group". A dimensão gênero não se mostrou relevante.

Biografia do Autor

Rosa Cristina Ferreira de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina e Mestrado em Psicologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina. Concluiu a formação em gestalt-terapia (clínica) pelo Instituto Gestalten. É doutoranda em Ciências da Linguagem e professora do Curso de Psicologia da Universidade do Sul de Santa Catarina no ensino presencial e à distância.

Mais informações no Currículo Lattes.

Brigido Vizeu Camargo, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. DEA em Psicologia Social pela Université Paris 5/ École des Hautes Études en Sciences Sociales. E Doutorado em Psicologia Social pela École des Hautes Études en Sciences Sociales. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2000-01-01