Meio ambiente e saúde pública: a urbanização de Nossa Senhora do Desterro no século XIX
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7976.2011v18n25p142Resumo
Nossa Senhora do Desterro, capital da Província de Santa Catarina passou por grandes modificações urbanas no século XIX. Até então era uma cidade periférica, apesar de ponto estratégico nas rotas de navegação do sul do Brasil. Em meados do século XIX ocorre um significativo crescimento urbano e comercial e, como conseqüência, um aumento nos problemas de saúde pública e abastecimento. Paralelo a esse processo de desenvolvimento do núcleo urbano de Desterro e do maior contato comercial com a capital do Império, novos usos começaram a ser atribuídos a locais como praias e rios e alguns costumes passaram por um processo de ressignificação. Isso gerou debates e questionamentos sobre práticas que até então eram comuns como o despejo de esgoto nas praias e a lavagem de roupas em rios e córregos da cidade. Esse texto é uma análise desse processo de transformação de práticas e costumes, um exame das novas percepções locais acerca das idéias de higiene e convívio social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A reprodução dos textos editados pela Esboços: histórias em contextos globais é permitida sob Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Será pedido aos autores que assinem a licença de acesso aberto antes da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores cedem à revista eletrônica Esboços: histórias em contextos globais (ISSN 2175-7976) os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
- Essa licença permite que terceiros final remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado desde que atribua o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução ou como capítulo de livro).
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.