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Diretrizes para Autores

Assegurando a avaliação pelos pares a cega

É política da revista Esboços: histórias em contextos globais fazer avaliação “duplo-cega”, na qual nem o nome do autor é revelado ao parecerista, nem o nome do parecerista é revelado ao autor. Para assegurar a integridade da avaliação por pares a cega, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e pareceristas durante o processo de avaliação. A fim de alcançar esse objetivo, autores devem certificar-se de que seus manuscritos não expõem suas identidades aos avaliadores, de forma direta ou indireta. Os pontos principais a serem considerados são:

  1. Remova qualquer informação que possa revelar a autoria, como o seu nome ou afiliação, do manuscrito antes da submissão;
  2. Use a terceira pessoa para referir-se a outras publicações lançadas previamente. Por exemplo, escreva “Gonçalves (2015) demonstrou” ao invés de “Eu/o autor demonstrou previamente (GONÇALVES, 2015)”;
  3. Não mencione nenhum financiamento ou agradecimento na versão anônima de seu manuscrito. Você poderá fornecer essas informações separadamente em documento apropriado.
Além disso, autores, editores e pareceristas (que fazem upload de documentos como parte de sua avaliação) precisarão verificar se todos os identificadores de autoria foram removidos dos arquivos, principalmente de documentos do Microsoft Word. Informações pessoais ou ocultas são armazenadas em Propriedades do Arquivo, que podem ser editadas ou removidas seguindo estas etapas:

Microsoft Word 2007

  • Abra um documento que tenha sido salvo com comentários que você deseja tornar anônimos.
  • Clique no Botão do Microsoft Office, aponte para Preparar e, em seguida, clique em Inspecionar Documento
  • Clique em Inspecionar
  • Clique em Remover Tudo, ao lado de Propriedades do Documento e Informações Pessoais. Importante: Não clique em "Remover Tudo", ao lado de "Comentários, Revisões, Versões e Anotações". Isso excluirá permanentemente todos os comentários do documento.
  • Clique em Reinspecionar e salve o documento. Quando você reabrir o documento, todos os comentários que aparecem no documento serão exibidos sem nomes ou iniciais. 

Microsoft Word 2013 ou versões posteriores

  • Vá ao menu Arquivo, localizado no canto superior à esquerda.
  • No menu Informação, clique no comando Verificando problemas e depois em Inspecionar documento.
  • No Inspetor de documento, selecione Comentários, Revisões, Versões e Anotações, assim como Propriedades do documento e informação pessoal, depois clique em Inspecionar.
  • Selecione Remover tudo e depois clique em Reinspecionar.
  • Salve o documento. 

Normas de publicação

1 – Todas as submissões devem usar fonte Arial, tamanho 12, espaço 1,5 entre linhas, margens de 2,5 cm em todos os lados e estarem em formato Microsoft Word (.doc).

2 – Todos os manuscritos devem ser originais, inéditos não estarem sendo avaliados por outra revista. Os autores devem excluir todas as informações que possam revelar a autoria da submissão no resumo, no texto principal ou nas notas.

3 – Artigos devem ter entre 35 mil e 58 mil caracteres com espaço, incluindo as referências bibliográficas, notas e tabelas. Devem vir acompanhados, na primeira página, de resumo em um único parágrafo (entre 100 e 250 palavras) e abstract, e três palavras-chave no idioma original e em inglês, sendo obrigatória também a tradução do título para o inglês. O abstract não deve ser dividido em seções ou conter abreviações ou notas.

4 - Recomenda-se que os autores dividam os artigos em seções, que devem consistir em breves títulos explicativos, em negrito e com maiúscula apenas no início (ou, se nele houver, substantivo próprio). Em hipótese alguma será aceita a divisão de seções por algarismo.

5 – Autores devem obrigatoriamente indicar todas as fontes de financiamento da pesquisa no arquivo suplementar contendo as notas do autor. Para assegurar o anonimato da submissão, os autores não devem indicar a fonte de financiamento, quando houver, no texto que será submetido para avaliação cega por pares.

6 - Resenhas de livros devem ter, no máximo, 25 mil caracteres com espaço, incluindo as referências bibliográficas e notas. Também deve conter, na primeira página, o título da resenha e três palavras-chave no idioma original e em inglês. Além disso, toda resenha deve indicar o autor, título, local de publicação e editora, ano, número de páginas, do livro resenhado.

7 - A revista publica resenhas de livros recentemente lançados, ou seja, livros publicados no máximo três anos antes da submissão.

8 – Entrevistas devem ter de 27 mil a 54 mil caracteres com espaço. Devem contar com um texto introdutório acerca do entrevistado, título no idioma original e inglês, e três palavras-chave nos dois idiomas.

9 - A autoria da entrevista, segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), é partilhada entre entrevistador e entrevistado, pois o conteúdo das respostas é de autoria do entrevistado. Desse modo, toda entrevista submetida à revista Esboços: histórias e contextos globais precisará de autorização por escrito do entrevistado informando que autoriza a publicação do conteúdo da entrevista. A autorização deve ser submetida como documento suplementar no sistema de submissão da revista.

10-  Todas as imagens devem ser de alta qualidade, legíveis e numeradas consecutivamente com algarismos arábicos. Recomenda-se que os gráficos sejam coloridos. Os autores são responsáveis por obter as autorizações necessárias em caso de imagem com direitos autorais e enviá-las como documento suplementar.

11 - Siglas e abreviaturas devem apresentadas na íntegra em sua primeira aparição. Não devem aparecer por extenso em títulos, subtítulos ou legendas de figuras.

12 - Citações no texto com até três linhas devem vir entre aspas duplas em Arial, tamanho 12, seguindo o texto central, e com a pontuação fora das aspas. As citações com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, sem aspas, com espaço entre linhas simples e com letra Arial, tamanho 11. A referência deve estar entre parênteses logo após a citação.

13 - As citações em língua estrangeira devem ser traduzidas. A tradução deve vir no texto principal da submissão e o texto original constará em nota de rodapé, com a informação sobre a autoria da tradução.

14 – Autores devem utilizar o sistema de chamada autor-data no corpo de texto. Isso significa que o sobrenome do autor e o ano de publicação da fonte devem ser indicados, conforme exemplo: (ESPADA, 2001, p. 24). 

15 – A forma autor-data é adequada para citar grande parte da bibliografia, mas não deve ser usada para citar material primário em grego e latim, incluindo traduções. Autores que escreveram em verso devem ser referidos pelo título, número do livro ou poema (conforme necessário) e número da linha. Os títulos de todas as obras devem vir em itálico, por exemplo: Eurípides, Helena 420-422. Autores que escreveram em prosa são referidos por título, número do livro (se aplicável) e número do capítulo, por exemplo: Plutarco, Péricles 32. Se preferir utilizar a abreviação do título das obras, uma lista de abreviaturas pode ser encontrada no Greek-English lexicon de Liddell e Scott ou no Latin dictionary de Lewis e Short.

16 – Use notas de rodapé com moderação e não as use para indicar referências, apenas no caso de materiais não publicados.

17- Autores devem observar a NBR 10520/2002 da ABNT para a correta citação de documentos. Encontram-se abaixo alguns itens importantes de forma não exaustiva:

Grifo em citação: utilizar a expressão grifo nosso quando o grifo foi adicionado (DUARTE, 2016, p. 58, grifo nosso) e grifo do autor se o destaque já estiver na obra consultada (MACHADO, 2008, p. 71, grifo do autor).

Em tradução de original em língua estrangeira deve-se acrescentar após os dados da citação a expressão tradução nossa: (BONALDO, 2004, p. 150, tradução nossa).

Obras com a mesma autoria publicadas em anos diferentes e mencionadas simultaneamente devem ser separadas por vírgula: (WOLFF, 2004, 2007, 2009)

Múltiplos trabalhos de um mesmo autor publicados no mesmo ano devem ser diferenciados pelo acréscimo de uma letra depois da data: (FLORES, 1999a; FLORES, 1999b).

18 - As referências bibliográficas, listadas em ordem alfabética, devem estar no final do texto e seguirem as normas NBR 6023/2018 da ABNT. Uma pequena lista das referências mais comuns aparece abaixo:

Livro

PEDRO, Joana Maria. Mulheres honestas e mulheres faladas: uma questão de classe. Florianópolis: Editora da UFSC, 1994.

Capítulo de livro

KLUG, João. Imigração no sul do Brasil. In: GRINBERG, Keila; SALLES, Ricardo (org.). O Brasil imperial. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009, p. 201-231. v. 3.

Artigo em periódico

MACHADO, Paulo Pinheiro. O conflito do canudinho de Lages. Estudos de Sociologia, São Paulo, v. 13, n. 24, p. 65-78, 2008.

Coletânea

FORTES, Alexandre; LIMA, Henrique Espada; XAVIER, Regina Célia; PETERSEN, Sílvia Regina Ferraz (org.). Cruzando fronteiras: novos olhares sobre a história do trabalho. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2013.

Dissertação ou tese

BONALDO, Rodrigo Bragio. Comemorações e efemérides: conceitos paralelos entre antigos e modernos. 2014. 314 p. Tese (Doutorado em História) – Departamento de História, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014. 

Artigo de jornal

MAMIGONIAN, Beatriz Gallotti. Santa Catarina no Atlântico Negro. Diário Catarinense, Florianópolis, 14 dez. 2013, Cultura.

Em meio eletrônico

DUARTE, Adriano Luiz. Fundição: o concurso literário para operários promovido pelo Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio em 1944. Historia e Perspectivas, v. 29, n. 55, p. 51-77, 2016. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/35779/18909. Acesso em: 01 jul. 2018.

19 - Itálico deve ser usado para títulos de livros, periódicos e filmes, e pode ser usado para enfatizar algo, como na primeira aparição de uma palavra-chave. Não use itálico em subtítulos.

20- Cada autor poderá manter em processo de avaliação apenas uma submissão.

21 – Submissões que não estejam de acordo com as diretrizes para autores ou que não se enquadrem claramente no foco e escopo da revista serão imediatamente devolvidas aos autores sem serem avaliadas.

22- A revista aceita traduções de artigos, que devem vir acompanhadas do texto original e da autorização para traduzir o artigo para republicação dada pelo autor e/ou pelo editor do idioma original.

23 - A redação de todos os manuscritos deve obedecer ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 2008.

24 - Todos os textos deverão ser apresentados após revisão ortográfica e gramatical.

25 - Ao Conselho Executivo fica reservado o direito de publicar ou não os textos enviados de acordo com a pertinência em relação à programação dos temas da revista. Ao Conselho Executivo é resguardado o direito de diagramar os textos conforme o padrão gráfico da revista.

26 - A revista Esboços: histórias em contextos globais não solicita pagamento para avaliação ou publicação de qualquer submissão.

Diretrizes para registro de conflito de interesses

Conflito de interesse é quando alguma das partes envolvidas no processo de publicação, seja ela autor, editor ou parecerista, tem interesse conflitante ou concorrente que possa prejudicar uma avaliação objetiva e imparcial do manuscrito.

Os conflitos de interesse podem ter origem pessoal, política, financeira, acadêmica ou mesmo religiosa. Destacam-se alguns exemplos de potencial conflito de interesse presentes no Diretrizes do CSE para promover integridade em publicações de periódicos científicos:

“O parecerista, ao avaliar um manuscrito que apresente resultados de pesquisa semelhantes aos que ele está preparando para submeter, pode ser tentado a adiar a avaliação até que seu manuscrito seja aceito ou pode ser indevidamente influenciado pelos conceitos ou hipóteses em sua pesquisa em curso e ainda não publicada.

Um parecerista com fortes opiniões a respeito de um tema controverso pode ser parcial em relação a um manuscrito que verse sobre esse tema, podendo publicá-lo ou rejeitá-lo independentemente do mérito cientí­fico.

Um editor que che­fie um departamento pode ter dificuldades para chegar a uma decisão objetiva sobre um manuscrito submetido por determinado membro do corpo docente devido ao seu compromisso com o progresso acadêmico desses pesquisadores.

O autor está sendo considerado para uma concessão de pesquisa, e a publicação de um artigo favorável à companhia que veri­fica as concessões pode influenciar o recebimento do auxílio.”

Ressalta-se que os editores e pareceristas devem evitar conflitos de interesse advindos de avaliação de manuscritos enviados por colegas de departamento ou grupo de pesquisa, em coautoria, por concorrente ou de artigos que possam lhe trazer algum ganho financeiro.

Caso haja conflito de interesse por parte do editor este deve delegar suas funções a outro que esteja isento de conflito de interesse. No caso de conflito de interesse pelo parecerista, existem duas possibilidades. Caso o parecerista acredite que possa efetuar uma avaliação objetiva da submissão mesmo havendo conflito de interesse, deve deixar claro quais são os potenciais conflitos de interesse em relação ao autor da submissão. Caso o parecerista acredite que não possa efetuar uma avaliação objetiva da submissão por haver conflito de interesse, deve recusar efetuar a avaliação explicando o motivo ao editor.

No intuito de explicitar todo e qualquer possível conflito de interesse por parte dos autores, é obrigatória a declaração da existência ou não de conflito de interesse no momento da submissão do manuscrito para avaliação na revista Esboços: histórias em contextos globais. Nesse sentido, o autor de artigo deve também indicar fonte/s de financiamento da pesquisa e, caso julgue pertinente, informar ao editor quais são os pareceristas que considera poder haver potencial conflito de interesse. O autor deve declarar a existência ou não de conflito de interesse no Passo 3: Metadados da Submissão, no campo “Conflito de interesse”. Não havendo conflito de interesse, basta escrever no campo indicado acima a seguinte nota: Não houve conflito de interesse para a realização do presente estudo.

O objetivo desse processo de reconhecimento de potenciais conflitos de interesse não é eliminá-los, mas permitir que os editores estejam mais bem preparados para tomar decisões sobre eles. Nenhuma submissão será rejeitada unicamente por haver conflito de interesse.

Entenda melhor sobre conflito de interesse acessando o documento Diretrizes do CSE para promover integridade em publicações de periódicos científicoshttps://www.abecbrasil.org.br/arquivos/whitepaper_CSE.pdf

KLUG, João. Imigração no sul do Brasil. In: GRINBERG, Keila; SALLES, Ricardo (orgs.). O Brasil imperial. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009, v. 3, p. 199-231.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista? Caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.doc).
  3. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores e está de acordo com as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares a cega, na página Submissões da Revista.
  4. Quando disponíveis, os endereços de páginas na Internet (URLs) foram fornecidos.
  5. E-mails atuais de todos os autores, juntamente com suas afiliações, número ORCID e endereço postal completo foram incluídos.
 

Declaração de Direito Autoral

A reprodução dos textos editados pela Esboços: histórias em contextos globais é permitida sob Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  1. Os autores cedem à revista eletrônica Esboços: histórias em contextos globais (ISSN 2175-7976) os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
  2. Essa licença permite que terceiros final remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado desde que atribua o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
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Licença Creative Commons
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