Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Esboços: histórias em contextos globais?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Assegurando a avaliação pelos pares a cega

É política da Revista Esboços: histórias em contextos globais fazer avaliação “duplo-cega”, ou seja, nem o nome do autor, nem o nome do pareceristaé revelado uns aos outros. Isso é essencial para garantir a qualidade e idoneidade do processo de avaliação.

Para assegurar a integridade da avaliação por pares a cega, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e pareceristas durante o processo de avaliação. Isto exige que autores, editores e pareceristas tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:

- Omita o seu nome e o da instituição na página de título, assim como dos cabeçalhos e rodapés;

- Apague toda informação que possa identificá-lo inadvertidamente, tal como “como esta autora descreveu em outro trabalho (citação)...” ou “veja (citação) para uma discussão mais aprofundada...”;

- Evite uma multiplicidade de autocitações;

- Apague agradecimentos a colegas ou afiliações institucionais que também possam facilitar a identificação da autoria;

- Remova das Propriedades do arquivo o nome do autor do documento. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

Normas de publicação

1 – As submissões devem ter página no formato A4, serem compatíveis com Windows (.doc ou .docx), usar fonte Times New Roman tamanho 12, justificado, espaço 1,5 entre linhas e margens de 2,5 cm em todos os lados.

2 - A contribuição deve ser original e inédita, não estar sendo avaliada por outra revista e não ter indicação de autoria. Os autores devem excluir todas as informações do arquivo que possam identificá-los como tal.

3 - O artigo deverá ter entre 35 mil e 58 mil caracteres com espaço, incluindo as referências bibliográficas, notas e tabelas. Devem vir acompanhados, na primeira página, de resumo e abstract (no máximo 10 linhas), e três palavras-chave em português e em inglês, sendo obrigatória também a tradução do título para o inglês.

4 - Recomenda-se que os autores dividam os artigos em seções, que devem consistir em títulos explicativos, em negrito e com maiúscula apenas no início (ou, se nele houver, substantivo próprio). Em hipótese alguma será aceita a divisão de seções por algarismo.

5 - O autor deve obrigatoriamente indicar fonte/s de financiamento da pesquisa em nota vinculada ao título do artigo, em asterisco.

6 - A resenha poderá ter, no máximo, 25 mil caracteres com espaço, incluindo as referências bibliográficas e notas. Também deve conter, na primeira página, o título em inglês e três palavras-chave em português e em inglês.

7 - Serão aceitas resenhas de livros que tenham sido publicados, no máximo, há três anos ou então títulos há muito esgotados e com reedição recente. 

8 – As entrevistas devem ter de 27 mil a 54 mil caracteres com espaço. Devem contar com um texto introdutório acerca do entrevistado, título em português e inglês e três palavras-chave nos dois idiomas.

9 - As imagens, quando for o caso, devem ser inseridas no corpo do texto no formato .JPG (sem compactação) e ter resolução de, no mínimo, 200 dpi. Não há necessidade de anexar as imagens como documento suplementar.

10 - As siglas devem ser desdobradas quando mencionadas pela primeira vez no artigo.

11 - Citações no texto com até três linhas devem vir entre aspas duplas em Times New Roman 12, seguindo o texto central. As citações no texto com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, sem aspas, com espaço entre linhas simples e com letra Times New Roman, tamanho 11.

12 - As citações em língua estrangeira devem ser traduzidas. O original constará em nota de rodapé, com a informação sobre a autoria da tradução.

13 - As referências devem vir em corpo de texto na forma autor-data no caso de textos modernos, conforme exemplo: (ESPADA, 2001, p. 24). Títulos diferentes de um mesmo autor, publicados no mesmo ano, devem ser diferenciados pelo acréscimo de uma letra depois da data, por exemplo: (FLORES, 1999a; FLORES, 1999b). As referências a textos clássicos devem seguir a convenção usual, com o nome aportuguesado do autor, seguido da abreviatura consagrada pelos dicionários em língua portuguesa, em itálico, com indicações de capítulo e versos ou parágrafos , conforme o exemplo: (Hom. Od. 1.1).

14 - As notas de rodapé devem ser apenas de caráter explicativo ou conterem referência a fontes materiais não publicadas.

15 - As referências bibliográficas, listadas em ordem alfabética, devem estar no final do texto e seguirem as normas NBR 6023/2002 da ABNT, conforme os modelos abaixo:

Livro

PEDRO, Joana Maria; WOLFF, Cristina Scheibe (Orgs.). Gênero, feminismos e ditaduras no Cone Sul. Florianópolis: Editora Mulheres, 2010.

Capítulo de livro

KLUG, João. Imigração no sul do Brasil. In: GRINBERG, Keila; SALLES, Ricardo (Orgs.). O Brasil imperial. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009. p. 199-231.

Artigo em periódico

MACHADO, Paulo Pinheiro. O conflito do Canudinho de Lages. Estudos de Sociologia, São Paulo, v. 13, p. 65-78, 2008.

Coletânea

FORTES, Alexandre; LIMA, Henrique Espada; XAVIER, Regina Célia; PETERSEN, Sílvia Regina Ferraz (orgs.). Cruzando Fronteiras: novos olhares sobre a história do trabalho. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2013.

Trabalho completo publicado em anais eletrônicos

PERES, Jackson Alexsandro; NODARI, Eunice Sueli. Para se criar um Parque: ideias e percepções a respeito do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. In: 4. SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA AMBIENTAL E MIGRAÇÕES, 2016, Florianópolis. Anais... do 4. Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações, 2016, p. 780-795.

Tese acadêmica

BONALDO, Rodrigo Bragio. Comemorações e efemérides: conceitos paralelos entre antigos e modernos. Tese (Doutorado em História). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014. 

Artigo de jornal

MAMIGONIAN, Beatriz Gallotti. Santa Catarina no Atlântico Negro. Diário Catarinense, Florianópolis, SC, 14 dez. 2013.

Documento de acesso exclusivo em meio eletrônico

DUARTE, Adriano Luiz. Fundição: o concurso literário para operários promovido pelo Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio em 1944. Historia e Perspectivas, v. 29, n. 55, p. 51-77, 2016. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/35779/18909. Acesso em: 01 jul. 2018.

Maiores informações em: http://www.usjt.br/arq.urb/arquivos/abntnbr6023.pdf.

16 - Use itálico somente no título principal da obra, não no subtítulo.

17 - Cada autor poderá submeter ou manter em processo de avaliação um texto por vez.

18 – O Conselho Executivo poderá recusar o texto, antes mesmo de designar os avaliadores, quando as diretrizes detalhadas aqui não forem observadas.

19- As traduções devem vir acompanhadas de autorização do autor e/ou editora e do original do texto.

20 - A redação do texto deve obedecer o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 2008.

21 - Todos os textos deverão ser apresentados após revisão ortográfica e gramatical.

22 - Ao Conselho Executivo fica reservado o direito de publicar ou não os textos enviados de acordo com a pertinência em relação à programação dos temas da revista. Ao Conselho Executivo é resguardado o direito de diagramar os textos conforme o padrão gráfico da revista.

23 - A revista Esboços: histórias em contextos globais não solicita pagamento para avaliação ou publicação de qualquer submissão.

Diretrizes para registro de conflito de interesses

Conflito de interesse é quando alguma das partes envolvidas no processo de publicação, seja ela autor, editor ou parecerista, tem interesse conflitante ou concorrente que possa prejudicar uma avaliação objetiva e imparcial do manuscrito.

Os conflitos de interesse podem ter origem pessoal, política, financeira, acadêmica ou mesmo religiosa. Destacam-se alguns exemplos de potencial conflito de interesse presentes no Diretrizes do CSE para promover integridade em publicações de periódicos científicos:

“O parecerista, ao avaliar um manuscrito que apresente resultados de pesquisa semelhantes aos que ele está preparando para submeter, pode ser tentado a adiar a avaliação até que seu manuscrito seja aceito ou pode ser indevidamente influenciado pelos conceitos ou hipóteses em sua pesquisa em curso e ainda não publicada.

Um parecerista com fortes opiniões a respeito de um tema controverso pode ser parcial em relação a um manuscrito que verse sobre esse tema, podendo publicá-lo ou rejeitá-lo independentemente do mérito cientí­fico.

Um editor que che­fie um departamento pode ter dificuldades para chegar a uma decisão objetiva sobre um manuscrito submetido por determinado membro do corpo docente devido ao seu compromisso com o progresso acadêmico desses pesquisadores.

O autor está sendo considerado para uma concessão de pesquisa, e a publicação de um artigo favorável à companhia que veri­fica as concessões pode influenciar o recebimento do auxílio.”

Ressalta-se que os editores e pareceristas devem evitar conflitos de interesse advindos de avaliação de manuscritos enviados por colegas de departamento ou grupo de pesquisa, em coautoria, por concorrente ou de artigos que possam lhe trazer algum ganho financeiro.

Caso haja conflito de interesse por parte do editor este deve delegar suas funções a outro que esteja isento de conflito de interesse. No caso de conflito de interesse pelo parecerista, existem duas possibilidades. Caso o parecerista acredite que possa efetuar uma avaliação objetiva da submissão mesmo havendo conflito de interesse, deve deixar claro quais são os potenciais conflitos de interesse em relação ao autor da submissão. Caso o parecerista acredite que não possa efetuar uma avaliação objetiva da submissão por haver conflito de interesse, deve recusar efetuar a avaliação explicando o motivo ao editor.

No intuito de explicitar todo e qualquer possível conflito de interesse por parte dos autores, é obrigatória a declaração da existência ou não de conflito de interesse no momento da submissão do manuscrito para avaliação na revista Esboços: histórias em contextos globais. Nesse sentido, o autor de artigo deve também indicar fonte/s de financiamento da pesquisa e, caso julgue pertinente, informar ao editor quais são os pareceristas que considera poder haver potencial conflito de interesse. O autor deve declarar a existência ou não de conflito de interesse no Passo 3: Metadados da Submissão, no campo “Conflito de interesse”. Não havendo conflito de interesse, basta escrever no campo indicado acima a seguinte nota: Não houve conflito de interesse para a realização do presente estudo.

O objetivo desse processo de reconhecimento de potenciais conflitos de interesse não é eliminá-los, mas permitir que os editores estejam mais bem preparados para tomar decisões sobre eles. Nenhuma submissão será rejeitada unicamente por haver conflito de interesse.

Entenda melhor sobre conflito de interesse acessando o documento Diretrizes do CSE para promover integridade em publicações de periódicos científicoshttps://www.abecbrasil.org.br/arquivos/whitepaper_CSE.pdf

KLUG, João. Imigração no sul do Brasil. In: GRINBERG, Keila; SALLES, Ricardo (orgs.). O Brasil imperial. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009, v. 3, p. 199-231.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista? Caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  2. O arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word, OpenOffice e não ultrapassa os 2Mb de tamanho?
  3. O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores e está ade acordo com as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares a cega, na página Sobre a Revista.
  4. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar?
  5. Seus dados cadastrais estão atualizados? O campo Resumo da Biografia contém o link para o Currículo Lattes?
 

Declaração de Direito Autoral

O envio de manuscritos implica a cessão de direitos autorais e de publicação à revista Esboços: histórias em contextos globais, que não se compromete com a devolução das colaborações recebidas. Os textos publicados na revista não podem ser republicados em outros meios e/ou formatos sem a autorização expressa dos editores. Os dados, conceitos e opiniões apresentados nos trabalhos, bem como a exatidão das referências documentais e bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.

Propriedade Intelectual

Revista Esboços: histórias em contextos globais adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial".

Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.

Para mais informações, consultar: https://br.creativecommons.org/

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.