Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e não está sendo avaliada para publicação por outra revista? Caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  • E-mails atuais de todos os autores, juntamente com suas afiliações, número ORCID e endereço postal completo foram incluídos nos metadados da submissão e nas Notas de autor.
  • O arquivo da submissão está de acordo com o Modelo fornecido pela revista em formato Microsoft Word.
  • O arquivo Notas de Autor foi enviado preenchido na hora da submissão.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores e está de acordo com as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares a cega, na página Submissões da Revista.
  • Quando disponíveis, os endereços de páginas na Internet (URLs) foram fornecidos.

Diretrizes para Autores

Assegurando a avaliação pelos pares a cega

É política da revista Esboços: histórias em contextos globais fazer avaliação “duplo-cega”, na qual nem o nome do autor é revelado ao parecerista, nem o nome do parecerista é revelado ao autor. Para assegurar a integridade da avaliação por pares a cega, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e pareceristas durante o processo de avaliação. A fim de alcançar esse objetivo, autores devem certificar-se de que seus manuscritos não expõem suas identidades aos avaliadores, de forma direta ou indireta. Os pontos principais a serem considerados são:

  1. Remova qualquer informação que possa revelar a autoria, como o seu nome ou afiliação, do manuscrito antes da submissão;
  2. Use a terceira pessoa para referir-se a outras publicações lançadas previamente. Por exemplo, escreva “Gonçalves (2015) demonstrou” ao invés de “Eu/o autor demonstrou previamente (GONÇALVES, 2015)”;
  3. Não mencione nenhum financiamento ou agradecimento na versão anônima de seu manuscrito. Você poderá fornecer essas informações separadamente em documento apropriado.

Além disso, autores, editores e pareceristas (que fazem upload de documentos como parte de sua avaliação) precisarão verificar se todos os identificadores de autoria foram removidos dos arquivos, principalmente de documentos do Microsoft Word. Informações pessoais ou ocultas são armazenadas em Propriedades do Arquivo, que podem ser editadas ou removidas seguindo estas etapas:

Word para Mac 2011

  • No menu Word, clique em "Preferências".
  • Em "Configurações pessoais, clique em "Segurança".
  • Em "Opções de privacidade", marque a caixa de seleção "Remover informações pessoais deste arquivo ao salvar".
  • Salve o documento.

Microsoft Word 2007

  • Abra um documento que tenha sido salvo com comentários que você deseja tornar anônimos.
  • Clique no Botão do Microsoft Office, aponte para Preparar e, em seguida, clique em Inspecionar Documento
  • Clique em Inspecionar
  • Clique em Remover Tudo, ao lado de Propriedades do Documento e Informações Pessoais. Importante: Não clique em "Remover Tudo", ao lado de "Comentários, Revisões, Versões e Anotações". Isso excluirá permanentemente todos os comentários do documento.
  • Clique em Reinspecionar e salve o documento. Quando você reabrir o documento, todos os comentários que aparecem no documento serão exibidos sem nomes ou iniciais. 

Microsoft Word 2013 ou versões posteriores

  • Vá ao menu Arquivo, localizado no canto superior à esquerda.
  • No menu Informação, clique no comando Verificando problemas e depois em Inspecionar documento.
  • No Inspetor de documento, selecione Comentários, Revisões, Versões e Anotações, assim como Propriedades do documento e informação pessoal, depois clique em Inspecionar.
  • Selecione Remover tudo e depois clique em Reinspecionar.
  • Salve o documento.

 

Formatação e modelo de estrutura da submissão

Você precisará formatar seu manuscrito para submissão. Para tornar isso mais fácil, disponibilizamos modelos com a estrutura da revista, em formato Word, prontos para serem baixados e aplicados ao seu documento. Os modelos detalham os estilos das seções obrigatórias e opcionais e os subtítulos que a submissão deve incluir, assim como aborda as orientações básicas sobre a formatação de referências e a preparação de figuras e tabelas.

É obrigatória a utilização do modelo de estrutura indicado. As submissões que não adotarem-o serão rejeitadas.

Notas de autor

Os autores que submeterem artigos, entrevistas e resenhas para a Esboços: histórias em contextos globais devem inserir  o arquivo notas de autor, disponível para download abaixo. Todos os autores deverão preencher as informações conforme os campos especificados. Esse conteúdo será inserido ao final da submissão, com exceção dos dados autorais que irão na primeira página.

Normas de publicação

1 – Todos os artigos, entrevistas e resenhas devem usar o modelo com a estrutura da revista e apresentarem as notas de autor, em formato Microsoft Word (.doc). A língua oficial da revista é o português, aceitando-se contribuições também em espanhol e inglês.

2 – Todos os manuscritos devem ser originais e não estarem sendo avaliados por outra revista. Os autores devem excluir todas as informações que possam revelar a autoria da submissão no resumo, no texto principal ou nas notas de rodapé.

3 – Artigos devem ter até 58 mil caracteres com espaço, incluindo as referências bibliográficas, notas e tabelas. Devem vir acompanhados, na primeira página, de resumo em um único parágrafo (entre 100 e 250 palavras) e abstract, e três palavras-chave no idioma original e em inglês, sendo obrigatória também a tradução do título para o inglês. O abstract não deve ser dividido em seções ou conter abreviações ou notas.

4 - Recomenda-se que os autores dividam os artigos em seções, que devem consistir em breves títulos explicativos, em negrito e com maiúscula apenas no início (ou, se nele houver, substantivo próprio). Em hipótese alguma será aceita a divisão de seções por algarismo.

5 – Autores devem obrigatoriamente indicar todas as fontes de financiamento da pesquisa no arquivo das notas do autor. Para assegurar o anonimato da submissão, os autores não devem indicar a fonte de financiamento, quando houver, no texto que será submetido para avaliação cega por pares.

6 - Resenhas de livros devem ter, no máximo, 25 mil caracteres com espaço, incluindo as referências bibliográficas e notas. Também deve conter, na primeira página, o título da resenha e três palavras-chave no idioma original e em inglês. Além disso, toda resenha deve indicar o autor, título, local de publicação e editora, ano, número de páginas, do livro resenhado.

7 - A revista publica resenhas de livros recentemente lançados, ou seja, livros publicados no máximo três anos antes da submissão.

8 – Entrevistas devem ter de 27 mil a 54 mil caracteres com espaço. Devem contar com um texto introdutório acerca do entrevistado, título no idioma original e inglês, e três palavras-chave nos dois idiomas.

9 - A autoria da entrevista, segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), é partilhada entre entrevistador e entrevistado, pois o conteúdo das respostas é de autoria do entrevistado. Desse modo, toda entrevista submetida à revista Esboços: histórias e contextos globais precisará de autorização por escrito do entrevistado informando que autoriza a publicação do conteúdo da entrevista. A autorização deve ser enviada junto com a entrevista em arquivo separado.

10-  Todas as imagens devem ser de alta qualidade, legíveis e numeradas consecutivamente com algarismos arábicos. Recomenda-se que os gráficos sejam coloridos. Os autores são responsáveis por obter as autorizações necessárias em caso de imagem com direitos autorais e enviá-las no ato da submissão.

11 - Siglas e abreviaturas devem apresentadas na íntegra em sua primeira aparição. Não devem aparecer por extenso em títulos, subtítulos ou legendas de figuras.

12 - Citações no texto com até três linhas devem vir entre aspas duplas em Arial, tamanho 12, seguindo o texto central, e com a pontuação fora das aspas. As citações com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, sem aspas, com espaço entre linhas simples e com letra Arial, tamanho 11. A referência deve estar entre parênteses logo após a citação.

13 – Autores devem utilizar o sistema de chamada autor-data no corpo de texto. Isso significa que o sobrenome do autor e o ano de publicação da fonte devem ser indicados, conforme exemplo: (ESPADA, 2001, p. 24). 

14 – A forma autor-data é adequada para citar grande parte da bibliografia, mas não deve ser usada para citar material primário em grego e latim, incluindo traduções. Autores que escreveram em verso devem ser referidos pelo título, número do livro ou poema (conforme necessário) e número da linha. Os títulos de todas as obras devem vir em itálico, por exemplo: Eurípides, Helena 420-422. Autores que escreveram em prosa são referidos por título, número do livro (se aplicável) e número do capítulo, por exemplo: Plutarco, Péricles 32. Se preferir utilizar a abreviação do título das obras, uma lista de abreviaturas pode ser encontrada no Greek-English lexicon de Liddell e Scott ou no Latin dictionary de Lewis e Short.

15 – Use notas de rodapé com moderação e não as use para indicar referências.

16- Autores devem observar a NBR 10520/2002 da ABNT para a correta citação de documentos. Encontram-se abaixo alguns itens importantes de forma não exaustiva:

Grifo em citação: utilizar a expressão grifo nosso quando o grifo foi adicionado (DUARTE, 2016, p. 58, grifo nosso) e grifo do autor se o destaque já estiver na obra consultada (MACHADO, 2008, p. 71, grifo do autor).

Em tradução de original em língua estrangeira deve-se acrescentar após os dados da citação a expressão tradução nossa: (BONALDO, 2004, p. 150, tradução nossa).

Obras com a mesma autoria publicadas em anos diferentes e mencionadas simultaneamente devem ser separadas por vírgula: (WOLFF, 2004, 2007, 2009)

Múltiplos trabalhos de um mesmo autor publicados no mesmo ano devem ser diferenciados pelo acréscimo de uma letra depois da data: (FLORES, 1999a, 1999b).

17 - As referências bibliográficas, listadas em ordem alfabética, devem estar no final do texto e seguirem as normas NBR 6023/2018 da ABNT. Uma pequena lista das referências mais comuns aparece abaixo:

Livro

PEDRO, Joana Maria. Mulheres honestas e mulheres faladas: uma questão de classe. Florianópolis: Editora da UFSC, 1994.

Capítulo de livro

KLUG, João. Imigração no sul do Brasil. In: GRINBERG, Keila; SALLES, Ricardo (org.). O Brasil imperial. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009. p. 201-231. v. 3.

Artigo em periódico

MACHADO, Paulo Pinheiro. O conflito do canudinho de Lages. Estudos de Sociologia, São Paulo, v. 13, n. 24, p. 65-78, 2008.

Coletânea

FORTES, Alexandre; LIMA, Henrique Espada; XAVIER, Regina Célia; PETERSEN, Sílvia Regina Ferraz (org.). Cruzando fronteiras: novos olhares sobre a história do trabalho. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2013.

Dissertação ou tese

BONALDO, Rodrigo Bragio. Comemorações e efemérides: conceitos paralelos entre antigos e modernos. 2014. 314 p. Tese (Doutorado em História) – Departamento de História, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014. 

Artigo de jornal

MAMIGONIAN, Beatriz Gallotti. Santa Catarina no Atlântico Negro. Diário Catarinense, Florianópolis, 14 dez. 2013, Cultura.

Publicação em meio eletrônico

DUARTE, Adriano Luiz. Fundição: o concurso literário para operários promovido pelo Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio em 1944. Historia e Perspectivas, Uberlândia, v. 29, n. 55, p. 51-77, 2016. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/35779/18909. Acesso em: 01 jul. 2018.

Documento de arquivo

ARANHA, Luís de Freitas Vale. Termo de obrigação que fazem Manuel Francisco Villar e Antonio Freire de Ocanha. Códice 296, f.108 (Arquivo Histórico Ultramarino, Lisboa). 2 mar. 1696.

Obs.: Forneça os dados para a localização do documento no arquivo citado, tais como título do fundo ou da coleção, série, subsérie, notação (código do conjunto), instituição de guarda, local (entre parênteses), edata do documento.

Obras sem indicação de autoria

A FLOR Prometida. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. 4, 21 abr. 1995.

Trabalho publicado em Anais de evento

BRAYNER, A. R. A.; MEDEIROS, C. B. Incorporação do tempo em SGBD orientado a o bjetos. In:
SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9., 1994, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: USP, 1994. p. 16-29.

18 - Itálico deve ser usado para títulos de livros, periódicos e filmes, e pode ser usado para enfatizar algo, como na primeira aparição de uma palavra-chave. Não use itálico em subtítulos.

19- Cada autor poderá manter em processo de avaliação apenas uma submissão.

20 – Submissões que não estejam de acordo com as diretrizes para autores ou que não se enquadrem claramente no foco e escopo da revista serão imediatamente devolvidas aos autores sem serem avaliadas.

21- A revista aceita traduções de artigos, que devem vir acompanhadas do texto original e da autorização para traduzir o artigo para republicação dada pelo autor e/ou pelo editor do idioma original.

22 - A redação de todos os manuscritos deve obedecer ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 2008.

23 - Todos os textos deverão ser apresentados após revisão ortográfica e gramatical.

24 - Ao Conselho Executivo fica reservado o direito de publicar ou não os textos enviados de acordo com a pertinência em relação à programação dos temas da revista. Ao Conselho Executivo é resguardado o direito de diagramar os textos conforme o padrão gráfico da revista.

25 - A revista Esboços: histórias em contextos globais não solicita pagamento para avaliação ou publicação de qualquer submissão.

Diretrizes para registro de conflito de interesses

Conflito de interesse é quando alguma das partes envolvidas no processo de publicação, seja ela autor, editor ou parecerista, tem interesse conflitante ou concorrente que possa prejudicar uma avaliação objetiva e imparcial do manuscrito.

Os conflitos de interesse podem ter origem pessoal, política, financeira, acadêmica ou mesmo religiosa. Destacam-se alguns exemplos de potencial conflito de interesse presentes no Diretrizes do CSE para promover integridade em publicações de periódicos científicos:

“O parecerista, ao avaliar um manuscrito que apresente resultados de pesquisa semelhantes aos que ele está preparando para submeter, pode ser tentado a adiar a avaliação até que seu manuscrito seja aceito ou pode ser indevidamente influenciado pelos conceitos ou hipóteses em sua pesquisa em curso e ainda não publicada.

Um parecerista com fortes opiniões a respeito de um tema controverso pode ser parcial em relação a um manuscrito que verse sobre esse tema, podendo publicá-lo ou rejeitá-lo independentemente do mérito cientí­fico.

Um editor que che­fie um departamento pode ter dificuldades para chegar a uma decisão objetiva sobre um manuscrito submetido por determinado membro do corpo docente devido ao seu compromisso com o progresso acadêmico desses pesquisadores.

O autor está sendo considerado para uma concessão de pesquisa, e a publicação de um artigo favorável à companhia que veri­fica as concessões pode influenciar o recebimento do auxílio.”

Ressalta-se que os editores e pareceristas devem evitar conflitos de interesse advindos de avaliação de manuscritos enviados por colegas de departamento ou grupo de pesquisa, em coautoria, por concorrente ou de artigos que possam lhe trazer algum ganho financeiro.

Caso haja conflito de interesse por parte do editor este deve delegar suas funções a outro que esteja isento de conflito de interesse. No caso de conflito de interesse pelo parecerista, existem duas possibilidades. Caso o parecerista acredite que possa efetuar uma avaliação objetiva da submissão mesmo havendo conflito de interesse, deve deixar claro quais são os potenciais conflitos de interesse em relação ao autor da submissão. Caso o parecerista acredite que não possa efetuar uma avaliação objetiva da submissão por haver conflito de interesse, deve recusar efetuar a avaliação explicando o motivo ao editor.

No intuito de explicitar todo e qualquer possível conflito de interesse por parte dos autores, é obrigatória a declaração da existência ou não de conflito de interesse no momento da submissão do manuscrito para avaliação na revista Esboços: histórias em contextos globais. Nesse sentido, o autor de artigo deve também indicar fonte/s de financiamento da pesquisa e, caso julgue pertinente, informar ao editor quais são os pareceristas que considera poder haver potencial conflito de interesse. O autor deve declarar a existência ou não de conflito de interesse no Passo 3: Metadados da Submissão, no campo “Conflito de interesse”. Não havendo conflito de interesse, basta escrever no campo indicado acima a seguinte nota: Não houve conflito de interesse para a realização do presente estudo.

O objetivo desse processo de reconhecimento de potenciais conflitos de interesse não é eliminá-los, mas permitir que os editores estejam mais bem preparados para tomar decisões sobre eles. Nenhuma submissão será rejeitada unicamente por haver conflito de interesse.

Entenda melhor sobre conflito de interesse acessando o documento Diretrizes do CSE para promover integridade em publicações de periódicos científicoshttps://www.abecbrasil.org.br/arquivos/whitepaper_CSE.pdf

Política de Publicação Prévia

Todos os manuscritos submetidos à Esboços: histórias em contextos globais devem ser originais e não estarem sendo avaliados por nenhuma outra revista, a exceção das traduções devidamente identificadas. Quando uma submissão tiver potencial para ser considerada redundante ou duplicada, pedimos que os autores sejam transparentes com seus leitores e informem os dados necessários nas Notas de Autor.

Servidores preprint

Esboços: histórias em contextos globais encoraja o depósito de manuscritos em servidores preprints antes do envio formal ao periódico. Apoiamos a disponibilização de artigos originais em servidores sem fins lucrativos, como SciELO Preprints, arXiv.org, SocArXiv e LawArXiv. Por favor, entre em contato com os editores para saber sobre o depósito em servidores não listados anteriormente. A publicação de manuscrito não avaliado por pares em um servidor de preprint não é considerada publicação prévia. Consideramos um preprint o manuscrito que contenha a análise e os resultados de pesquisa desenvolvida e que não passou por avaliação por pares. Contudo, para que seja possível avaliar um preprint para publicação na Esboços, os autores não podem transferir os direitos autorais nem adotar qualquer licença restritiva ao compartilhá-lo. Caso o manuscrito esteja depositado em um servidor de preprint, os autores devem indicar nas Notas de Autor o servidor, a url e fornecer o DOI.

Dissertações e teses publicadas em repositórios institucionais

Esboços: histórias em contextos globais aceita submissões que contenham material que tenha feito parte de dissertação ou tese e que foi publicado de acordo com os requisitos da instituição que outorgou o título. Contudo, quando houver transferência dos direitos autorais ou adoção de qualquer licença restritiva não será possível avaliar o manuscrito. Quando for o caso, os autores devem fornecer as informações completas do depósito nas Notas de Autor.

Anais, pôsteres e apresentações

Esboços: histórias em contextos globais encoraja a apresentação de resultados de pesquisa em eventos científicos. Manuscritos baseados em comunicações orais ou posters apresentados em eventos não são considerados publicação prévia. Submissões contendo material que foi publicado em anais de evento são aceitas para avaliação, desde que o autor detenha os direitos autorais sobre o manuscrito e que haja considerável incremento em relação aos resultados, às análises e/ou conclusões. Quando for o caso, os autores devem fornecer os detalhes dos anais nas Notas de Autor.

Disponibilidade de dados e materiais

Embora não seja obrigatório, a revista Esboços: histórias em contextos globais encoraja os autores a depositarem os dados que suportam os resultados relatados no artigo em repositórios abertos ou apresentarem-os no manuscrito em formato legível por máquina sempre que possível.

Os dados devem ser arquivados em um repositório permanente, independente e de preferência sem fins lucrativos, como Dryad, Dataverse ou Zenodo. Repositórios institucionais que forneçam acesso aberto e identificadores persistentes citáveis ​​também são aceitos. Serviços de armazenamento como o Google Drive, que permitem aos autores alterar ou remover arquivos, não são aceitos. Bancos de dados complexos com interface de usuário interativa podem ser disponibilizados em um site institucional desde que uma versão estática dos dados esteja arquivada em repositório apropriado, como o Wayback Machine. O arquivamento de conjunto de dados que excedam a capacidade de armazenamento dos repositórios comuns, devem ser discutidos com o editor-chefe antes da publicação da submissão.

Os autores devem declarar a disponibilidade de dados e materiais nas Notas de Autor, juntamente com as condições de acesso a eles.

KLUG, João. Imigração no sul do Brasil. In: GRINBERG, Keila; SALLES, Ricardo (orgs.). O Brasil imperial. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009, v. 3, p. 199-231.

Artigo

Esta seção publica artigos inéditos e originais sobre temas que contribuam para o debate em torno dos estudos transculturais, das múltiplas integrações, das histórias conectadas, transnacionais, comparadas, marítimas, do sistema mundo, dos processos em micro e macro escala, entre outras abordagens próprias da História Global. Os artigos submetidos devem conter até 58 mil caracteres com espaço, incluindo as referências bibliográficas, notas e tabelas.

Entrevista

Esta seção publica entrevistas com nomes de destaque nas temáticas da revista. As entrevistas devem ter entre 27 mil e 54 mil caracteres com espaço e contar com um texto introdutório acerca do entrevistado.

Tradução

Esta seção aceita artigos publicados originalmente em outras línguas e traduzidos para o português nas áreas de interesse da revista. As traduções devem ser acompanhadas do texto original e da permissão para traduzir o artigo para republicação do autor e/ou do editor original.

Resenha

Esta seção publica resenhas de livros que tenham sido publicados, no máximo, há três anos antes da data da submissão. Os resenhistas devem resumir os argumentos dos autores de forma clara e precisa, situar o livro dentro de um amplo contexto de debate acadêmico e enfatizar as implicações teóricas e metodológicas presentes na obra para futuras pesquisas em estudos globais. As resenhas de livros não devem ter mais de 25.000 caracteres com espaços, incluindo as informações bibliográficas e notas de rodapé.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.