Indicadores não financeiros do método UEP aplicáveis à gestão de pequena indústria
Palavras-chave:
Indicadores não financeiros, Gestão da produção, Método UEP.Resumo
O estudo objetiva avaliar a viabilidade da obtenção de indicadores não financeiros, proporcionados pelo método UEP, para medir o desempenho da produção de uma pequena fábrica que produz resistências elétricas com tamanhos e formatos diversos. Em relação aos aspectos metodológicos, utilizou-se metodologia do tipo descritiva, no formato de estudo de caso, com abordagem qualitativa. Quanto aos resultados, o estudo de caso evidenciou que esse método de custeio propiciou a utilização de medidas não financeiras que permitiram analisar a evolução da produção fabril de um período para outro e conhecer a capacidade instalada de produção de cada posto operativo e do conjunto da empresa. Esses indicadores permitiram, ainda, avaliar a capacidade produtiva instalada, utilizada e ociosa, determinar índices de eficiência e eficácia da fábrica, entre outras informações relevantes para o gerenciamento das atividades industriais da empresa pesquisada. 10.13084/2175-8018.v04n08a09Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeterem seus trabalhos ao periódico Iberoamerican Journal of Industrial Engineering (IJIE) os autores entendem que o conteúdo será disponibilizado sob a Licença Creative Commons Atribuição (CC BY) 4.0 Internacional, a qual permite o uso, compartilhamento, adaptação e criação de obras derivadas, inclusive para fins comerciais, desde que seja devidamente atribuída a autoria e reconhecida a publicação original no IJIE.
Além disso, os autores estão autorizados a firmar acordos adicionais que possibilitem a divulgação não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais, páginas pessoais, traduções, ou capítulos de livros), desde que haja referência clara à autoria e à publicação inicial neste periódico.


