Gestão de estoques: fator decisivo para a lucratividade organizacional
Palavras-chave:
Gestão, Estoques, Organização.Resumo
Este trabalho apresenta uma abordagem sobre a gestão de estoques em uma empresa ramo metal mecânico do Estado Rio Grande dos Sul (RS). Com isso estão sendo implementados processos que garantam a eficiência da gestão e o maior giro de estoques possível, eliminando desperdício de materiais e compras em excesso. As formas de abastecimento e suprimento estão sendo alteradas para se obter um maior resultado na performancede entrega por parte dos fornecedores terceirizados, entres eles, itens importados que exijam um maior cuidado no envio da programação para posterior suprimento, pois são transportados nos modais aéreos e marítimos, onde o tempo de entrega é maior. A avaliação dos sistemas Kanban, MRP e EDI são ferramentas que auxiliam e orientam a gestão nos momentos de análises, para tomada de decisões. A cadeia de abastecimento no processo interno e externo, juntamente com os gráficos de controle, ajudam a controlar e identificar o que foi definido estrategicamente pela direção da empresa. Destaca-se o estudo aprofundado do processo de gestão de estoques como fator decisivo para a lucratividade organizacional, os processos envolvidos no suprimento e as mudanças aplicadas pela gestão. A análise e interpretação dos dados estatísticos dos fabricantes de máquinas agrícolas foram feitas com base em informações obtidas na empresa. Após esta etapa, foi possível realizar o diagnóstico e análise da organização em estudo, desta forma, as evidências demostram que tal procedimento visa contribuir para a eficiência da produção evitando assim que ocorram faltas e desperdícios.
10.13084/2175-8018.v04n07a07Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeterem seus trabalhos ao periódico Iberoamerican Journal of Industrial Engineering (IJIE) os autores entendem que o conteúdo será disponibilizado sob a Licença Creative Commons Atribuição (CC BY) 4.0 Internacional, a qual permite o uso, compartilhamento, adaptação e criação de obras derivadas, inclusive para fins comerciais, desde que seja devidamente atribuída a autoria e reconhecida a publicação original no IJIE.
Além disso, os autores estão autorizados a firmar acordos adicionais que possibilitem a divulgação não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais, páginas pessoais, traduções, ou capítulos de livros), desde que haja referência clara à autoria e à publicação inicial neste periódico.


