Simulação com Otimização: uma aplicação para o dimensionamento de centrais de atendimento
Palavras-chave:
Simulação, Otimização, Centrais de Atendimento.Resumo
Este trabalho apresenta um modelo de simulação com otimização para a análise do processo de atendimento de chamadas telefônicas em uma central de atendimento. Até pouco tempo atrás, na prática a simulação e a otimização eram mantidas de forma separada. Hoje em dia essa integração tem se difundido bastante, devido ao fato de alguns pacotes de simulação incluírem rotinas de otimização. Os resultados obtidos com o modelo de simulação com otimização proposto foram comparados com os resultados equivalentes em uma calculadora Erlang e os mesmos apresentaram-se parecidos quando calculado o número de operadores para atendimento. Assim, foi possível demonstrar a possibilidade de se poder determinar com o modelo à quantidade de atendentes necessários para cada hora de atendimento em um nível de serviço desejado para a central de atendimento. 10.13084/2175-8018.v04n07a15Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeterem seus trabalhos ao periódico Iberoamerican Journal of Industrial Engineering (IJIE) os autores entendem que o conteúdo será disponibilizado sob a Licença Creative Commons Atribuição (CC BY) 4.0 Internacional, a qual permite o uso, compartilhamento, adaptação e criação de obras derivadas, inclusive para fins comerciais, desde que seja devidamente atribuída a autoria e reconhecida a publicação original no IJIE.
Além disso, os autores estão autorizados a firmar acordos adicionais que possibilitem a divulgação não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais, páginas pessoais, traduções, ou capítulos de livros), desde que haja referência clara à autoria e à publicação inicial neste periódico.


