Determinantes de valor: teoria de opções reais por simulação de Monte Carlo com mínimos quadrados
Palavras-chave:
Avaliação, Opções reais, Flexibilidade, Simulação de Monte Carlo e cenários.Resumo
Este estudo aborda a avaliação econômica de investimentos. As técnicas tradicionais de avaliação de investimentos, por si só, não garantem a maximização econômica. A melhor forma de se abordar a avaliação de um projeto de investimento é ver as oportunidades como uma sucessão de flexibilidades. A decisão de realizar novos investimentos em cenários de incertezas requer métodos de avaliação com base em informações consolidadas ao longo do tempo. Nesse sentido, a teoria de opções reais incorpora flexibilidades gerenciais. Este artigo aborda a teoria de opções reais e demonstra a utilização do método de simulação de Monte Carlo com mínimos quadrados ordinários de Longstaff e Schwartz (2001). Esse método é capaz de precificar opções americanas com variáveis estocásticas, na perspectiva de que alguns cenários do futuro podem ser caracterizados no presente e suas avaliações realizadas dentro do contexto individual de cada cenário.
10.13084/2175-8018.v04n07a05
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeterem seus trabalhos ao periódico Iberoamerican Journal of Industrial Engineering (IJIE) os autores entendem que o conteúdo será disponibilizado sob a Licença Creative Commons Atribuição (CC BY) 4.0 Internacional, a qual permite o uso, compartilhamento, adaptação e criação de obras derivadas, inclusive para fins comerciais, desde que seja devidamente atribuída a autoria e reconhecida a publicação original no IJIE.
Além disso, os autores estão autorizados a firmar acordos adicionais que possibilitem a divulgação não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais, páginas pessoais, traduções, ou capítulos de livros), desde que haja referência clara à autoria e à publicação inicial neste periódico.


