Pilar de controle inicial do TPM como ferramenta de maximização de projetos – proposta de modelo de implantação
Resumo
Nestas últimas décadas inúmeras ferramentas foram introduzidas no cenário das organizações, buscado cada um a sua maneira um único resultado, o de melhorar ou maximizar os resultados. Na manutenção industrial não foi diferente, também em seu cenário de atuação, várias destas ferramentas buscaram melhorar ou mesmo atualizar sua forma de atuação, projetando-o para um setor, que estrategicamente, pode ser considerado um diferencial. Neste trabalho de pesquisa, buscar-se-á apresentar e discutir uma destas ferramentas, a denominada de TPM – Manutenção Produtiva Local, que se estrutura em oito diferentes vertentes de atuação (ou pilares, como são denominados), mas que para sua implantação não exige que todos sejam efetivamente implantados, fazendo com que, alguns, mesmo importantes, sejam deixados de lado por desconhecimento da importância ou mesmo dos resultados que podem oferecer. Assim, este trabalho irá propor um modelo para implantação do pilar de CI – Controle Inicial, que visa praticar a “Prevenção da Manutenção” atuando nos projetos durante sua concepção e construção, pilar este diretamente relacionado com a confiabilidade e manutenabilidade dos equipamentos e sistemas instalados. 10.13084/2175-8018.v03n05a13Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeterem seus trabalhos ao periódico Iberoamerican Journal of Industrial Engineering (IJIE) os autores entendem que o conteúdo será disponibilizado sob a Licença Creative Commons Atribuição (CC BY) 4.0 Internacional, a qual permite o uso, compartilhamento, adaptação e criação de obras derivadas, inclusive para fins comerciais, desde que seja devidamente atribuída a autoria e reconhecida a publicação original no IJIE.
Além disso, os autores estão autorizados a firmar acordos adicionais que possibilitem a divulgação não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais, páginas pessoais, traduções, ou capítulos de livros), desde que haja referência clara à autoria e à publicação inicial neste periódico.


