Previsão do preço da gasolina para a região sul do Brasil
Palavras-chave:
Previsão de gasolina, Modelos de Memoria Longa, , Análise de Séries Temporais.Resumo
A gasolina A é produzida pelas refinarias de petróleo e entregue diretamente às companhias distribuidoras. Essa gasolina constitui-se basicamente de uma mistura de naftas numa proporção tal que enquadre o produto na especificação prevista. A partir desta afirmativa, torna-se necessário fazer uma previsão do preço deste produto a fim de auxiliar os órgãos competentes nas tomadas de decisões necessárias para um gerenciamento eficaz e de qualidade. Para a realização das previsões, utilizaremos os modelos ARFIMA, ou seja, modelos de memória longa comumente chamados, os quais permitirão o conhecimento, a curto prazo, dos valores futuros desta variável. O modelo que melhor explicou a série em estudo é um modelo ARFIMA (1;0,3995;0). Com os valores previstos será possível ter uma melhor perspectiva, além de auxiliar os órgãos competentes na administração das medidas gerenciais que melhorem o fluxo de atendimento ao cliente e a produção de equipamentos.
10.13084/2175-8018.v03n05a15
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeterem seus trabalhos ao periódico Iberoamerican Journal of Industrial Engineering (IJIE) os autores entendem que o conteúdo será disponibilizado sob a Licença Creative Commons Atribuição (CC BY) 4.0 Internacional, a qual permite o uso, compartilhamento, adaptação e criação de obras derivadas, inclusive para fins comerciais, desde que seja devidamente atribuída a autoria e reconhecida a publicação original no IJIE.
Além disso, os autores estão autorizados a firmar acordos adicionais que possibilitem a divulgação não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais, páginas pessoais, traduções, ou capítulos de livros), desde que haja referência clara à autoria e à publicação inicial neste periódico.


