O uso do indicador OEE como ferramenta na tomada de decisões em uma indústria gráfica – um caso prático
Palavras-chave:
OEE. Produtividade. Indústria gráfica.Resumo
O presente artigo trata do uso do indicador OEE – Overall Equipment Efectiveness, uma ferramenta da metodologia TPM – Total Productive Maintence, aplicado ao setor produtivo de uma indústria gráfica da cidade de Curitiba. São apresentadas as etapas de implementação do modelo em uma máquina piloto escolhida para estudo de caso, bem como os dados necessários para a aplicação do OEE, sua coleta, apresentação e os processos de cálculo. Finalmente são apresentados e discutidos os resultados obtidos. 10.13084/2175-8018.v02n04a06Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeterem seus trabalhos ao periódico Iberoamerican Journal of Industrial Engineering (IJIE) os autores entendem que o conteúdo será disponibilizado sob a Licença Creative Commons Atribuição (CC BY) 4.0 Internacional, a qual permite o uso, compartilhamento, adaptação e criação de obras derivadas, inclusive para fins comerciais, desde que seja devidamente atribuída a autoria e reconhecida a publicação original no IJIE.
Além disso, os autores estão autorizados a firmar acordos adicionais que possibilitem a divulgação não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais, páginas pessoais, traduções, ou capítulos de livros), desde que haja referência clara à autoria e à publicação inicial neste periódico.


