An analysis of ESG studies in the Construction Industry from the perspective of Performance Measurement and Management
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8018.2025.e109448%20Resumo
O conceito de Environmental, Social and Governance (ESG) consolidou-se como referencial internacional para destacar o compromisso das organizações com o desenvolvimento sustentável, a responsabilidade social e a transparência corporativa. Apesar de seu crescente destaque nas discussões internacionais, a implementação de ESG é desafiadora, principalmente na Indústria da Construção Civil (ICC). Diante desse contexto, o presente estudo teve como objetivo levantar e analisar potencialidades e oportunidades de aprimoramento em sistemas de avaliação de desempenho de ESG dedicados à ICC. Para tanto, foi desenvolvido o método de revisão integrativa, levantando-se estudos relativos à ESG em diferentes abordagens. Após, os estudos específicos de avaliação de desempenho foram analisados e classificados conforme atributos esperados de sistemas de gestão e medição de desempenho, levantando-se os potenciais existentes e as oportunidades de melhoria, ressaltando-se não só a criação de novos sistemas de indicadores, mas a devida realização de estudos de benchmarking e formulação de metas. Outra lacuna destacada é a subjetividade de alguns sistemas de indicadores, o que prejudica a confiabilidade dos indicadores resultantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Nathaly da Silva Rivatto, Cristine do Nascimento Mutti, João Paulo Maciel de Abreu (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeterem seus trabalhos ao periódico Iberoamerican Journal of Industrial Engineering (IJIE) os autores entendem que o conteúdo será disponibilizado sob a Licença Creative Commons Atribuição (CC BY) 4.0 Internacional, a qual permite o uso, compartilhamento, adaptação e criação de obras derivadas, inclusive para fins comerciais, desde que seja devidamente atribuída a autoria e reconhecida a publicação original no IJIE.
Além disso, os autores estão autorizados a firmar acordos adicionais que possibilitem a divulgação não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais, páginas pessoais, traduções, ou capítulos de livros), desde que haja referência clara à autoria e à publicação inicial neste periódico.


