Assegurando a Avaliação Cega por Pares
Assegurando a Avaliação Cega por Pares
A avaliação dos manuscritos segue o modelo de avaliação cega por pares, garantindo o anonimato entre autores e avaliadores. Para assegurar esse processo, os autores devem remover suas identificações do arquivo principal da submissão, bem como das propriedades do documento antes do envio.
1. No conteúdo do manuscrito
- Remova o nome dos autores e qualquer informação institucional (como nome da universidade, programa de pesquisa, etc.).
- Evite referências explícitas à autoria no corpo do texto (ex.: use “este estudo analisa...” ao invés de “em nosso estudo anterior...”).
- Quando citar trabalhos anteriores dos próprios autores, substitua a referência por: “Autor, ano” ou “Referência removida para revisão cega”.
Exemplo:
Em vez de: “Conforme discutido em Silva (2020)...”
Use: “Conforme discutido em Autor (2020)...”
Obs.: Após o processo de avaliação, os autores poderão reinserir suas referências completas no texto final.
2. Nas propriedades do documento
No Word:
- Acesse Arquivo > Informações > Verificar se há Problemas > Inspecionar Documento.
- Clique em Remover todas as propriedades do autor e salve novamente o arquivo.
No PDF:
- Use um editor de PDF (como o Adobe Acrobat ou uma ferramenta online confiável).
- Acesse as Propriedades do Documento e exclua o nome do autor, instituição ou qualquer outro dado que possa identificá-lo.
3. Arquivos suplementares
Se for enviar arquivos suplementares (como dados, imagens, vídeos), certifique-se de que eles também não contenham metadados ou elementos visuais com identificação do(s) autor(es).
O não cumprimento dessas orientações pode comprometer o anonimato da avaliação e resultar na necessidade de uma nova submissão. Em caso de dúvidas, recomendamos entrar em contato com a equipe editorial antes de finalizar o envio.

