Gestão estratégica e financeira das instituições de ensino superior: um estudo de caso
Keywords:
Gestão Estratégica, Gestão Financeira, Balanced Scorecard, Educação.Abstract
O objetivo deste artigo é apresentar e implantar uma metodologia de integração entre o planejamento estratégico e o planejamento financeiro. Busca-seevidenciar as etapas para a formulação das estratégias de uma Instituição de Ensino Superior. Pretende-se ainda, apresentar o mapa estratégico adaptando as perspectivas do Balanced Scorecard (BSC)para a realidade das organizações acadêmicas. A metodologia utilizada compreende a apresentação de um estudo de caso implantado em uma Universidade em Santa Catarina, descrevendo os passos necessários para a implantação de um sistema eficiente e moderno de planejamento alinhado à medição do desempenho organizacional.Justifica-se este trabalho em função do crescimento acelerado do número de IES no Brasil aliado ao crescimento da demanda que tem ensejado o acréscimo da competitividade num setor até pouco tempo atrás acostumado com técnicas de gestão arcaicas. Os resultados apresentados evidenciam a importância da integração da estratégia com o orçamento e as facilidades do uso do BSC na construção do mapa estratégico e alinhamento da organização na busca de indicadores para a mensuração do desempenho.
10.13084/2175-8018.v03n05a07Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao submeterem seus trabalhos ao periódico Iberoamerican Journal of Industrial Engineering (IJIE) os autores entendem que o conteúdo será disponibilizado sob a Licença Creative Commons Atribuição (CC BY) 4.0 Internacional, a qual permite o uso, compartilhamento, adaptação e criação de obras derivadas, inclusive para fins comerciais, desde que seja devidamente atribuída a autoria e reconhecida a publicação original no IJIE.
Além disso, os autores estão autorizados a firmar acordos adicionais que possibilitem a divulgação não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais, páginas pessoais, traduções, ou capítulos de livros), desde que haja referência clara à autoria e à publicação inicial neste periódico.


