First record of Philornis glaucinis Dodge & Aitken, 1968 (Diptera: Muscidae) in Thalurania glaucopis Gmelin, 1788 (Aves: Trochilidae)

Autores

  • Hermes Ribeiro Luz PPG em Parasitologia Veterinária, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Rafaela Dias Antonini
  • Michele Silva Rodrigues
  • André Felippe Nunes Freitas
  • Renata da Silva Mello

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2010v23n3p227

Resumo

From the groups causing myiasis, the genus Philornis Meinert, 1890 appears as the only representative of the family Muscidae, obligatorily associated with birds. Thus, the aim of this work was to report the occurrence of Philornis in Thalurania glaucopis (Trochilidae). Two parasitized nestlings of T. glaucopis were encountered in May of 2008, in an area with a high degree of degradation in the municipal district of Petrópolis, Rio de Janeiro. A total of 11 larvae were located intradermically in the regions of the head and neck. The larvae were removed using tweezers and placed in a plastic container with sawdust, in order to await the emergence of the adult. Only seven larvae completed metamorphosis and reached the adult stage, being identified as Philornis glaucinis. This study presented the first record of P. glaucinis in the state of Rio de Janeiro and also the first occurrence of this parasite in nestlings of T. glaucopis.

Biografia do Autor

Hermes Ribeiro Luz, PPG em Parasitologia Veterinária, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Tem experiência na área Biologia e Sistemática de Aves e anuros do genero Rhinella, Ecologia de Aves Silvestres e Inventário de avifauna. Parasitismo de aves e anuros. Associação de Carrapatos em animais silvestres. Pós Graduando em Parasitologia Veterinária pela UFRRJ e Bolsista CAPES.

Rafaela Dias Antonini

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002), formação profissional em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e mestrado em Biologia Animal pelo Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2007). Tem experiência em Ecologia de Aves, atuando principalmente com interações animal-planta, especificamente em frugivoria e dispersão de sementes e dieta de aves neotropicais. Atualmente atua como consultora realizando levantamentos preliminares e monitoramentos da avifauna em empreendimentos de diferentes portes, tais como linhas de transmissão, fábricas e centrais hidrelétricas. Possui experiência em captura de aves com redes de neblina e anilhamento (anilhadora sênior) e conhecimento em aves do cerrado, caatinga e floresta atlântica.

Michele Silva Rodrigues

Possui graduação em Ciencias Biologicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002), Especialização em Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é aluna de mestrado em Biologia Animal da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

André Felippe Nunes Freitas

André Felippe Nunes-Freitas possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Biologia (Biociências Nucleares), na área de concentração em Ecologia, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e pesquisador associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e ao Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Ministra disciplinas de pós-graduação no Curso de Especialização em Gestão da Biodiversidade da Escola Nacional de Botânica Tropical (JBRJ) e no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e Florestais do Instituto de Florestas da UFRuralRJ. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Comunidades de Bromeliaceae, atuando também com Ecologia do Epifitismo e Dinâmica de Comunidades Vegetais em áreas de Floresta Atlântica e de seus ecossistemas associados.

Renata da Silva Mello

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2004), graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2006), mestrado em Biologia Animal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2007) e especialização na Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente faz doutorado em Biologia Animal na UFRRJ (2008) com controle alternativo de dípteros muscóides.Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Controle Biológico de muscóides e atua principalmente nos seguintes temas: califorídeos, dípteros muscóides, biologia, parasitóides, controle e entomologia forense.

Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

Short Communication