Estrutura populacional e biologia reprodutiva de Menticirrhus americanus (Linnaeus, 1758) (Teleostei, Sciaenidae) na baía de Ubatuba-Enseada, Santa Catarina, Brasil

Autores

  • Matheus Oliveira Freitas Universidade Federal do Paraná
  • Carolina Ferreira Haluch Universidade Federal do Paraná
  • Vinicius Abilhoa Universidade Federal do Paraná
  • Marco Fábio Maia Corrêa Universidade Federal do Paraná
  • Mauricio Hostim-Silva Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2011v24n1p47

Resumo

Foram investigados a estrutura populacional e os aspectos reprodutivos da betara Menticirrhus americanus no litoral norte de Santa Catarina. Redes de arrasto com porta foram utilizadas para as coletas mensais, entre outubro de 2003 e setembro de 2004. Foram analisados 425 indivíduos entre 4,2 e 31,8cm (média 12,7 ± 5,7). A maioria dos indivíduos de menor porte (entre 4,2 e 12,5cm) foi capturada no verão, outono e inverno, enquanto indivíduos maiores foram capturados principalmente na primavera. Fêmeas de todas as classes de tamanho foram predominantes significativamente no verão e inverno. A relação peso-comprimento mostrou diferenças significativas entre os sexos, com crescimento alométrico positivo para a espécie. O comprimento médio de

primeira maturação gonadal (L50) foi estimado em 16,7cm para fêmeas e 15,4cm para machos. O período reprodutivo ocorreu nas estações quentes, e a espécie apresentou desova múltipla. O índice hepatossomático apresentou variação sazonal similar à descrita para o índice gonadossomático, e pode ser considerado bom indicador da desova. O fator de condição não foi um bom indicador do período de desova, mas esteve relacionado com o processo de recuperação e maturação das gônadas. Características da dinâmica populacional mostraram que M. americanus utiliza a área de estudo para reprodução e recrutamento.

Biografia do Autor

Matheus Oliveira Freitas, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Ciências Biológicas e mestrado em Ecologia pela Universidade Estadual de Santa Cruz-Ba. Atualmente é doutorando no PPG em Ecologia e Conservação - UFPR. Tem experiência em trabalhos de campo sobre levantamentos faunísticos. Atua principalmente nas áreas de Ictiologia e Pesca, com ênfase em biologia reprodutiva de peixes, desembarques pesqueiros artesanais, conhecimento ecológico de pescadores sobre peixes recifais ameaçados e/ou comercialmente importantes, manejo e gestão de recursos naturais marinhos, confecção e análise de lâminas histológicas de gonadas de peixes, levantamentos ictiofaunisticos em ambientes marinhos e costeiros.

Carolina Ferreira Haluch, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2005), mestrado (2008) em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é colaboradora no Museu de História Natural Capão da Imbuia - GPIc. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Ictiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: taxonomia, reprodução e alimentação.

Vinicius Abilhoa, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1989), mestrado (1998) e doutorado (2004) em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná. Realizou aperfeiçoamento em Sistemas de Informação em Biodiversidade no Centro de Biodiversidade do Japão (2006) e atualmente cursa especialização em Análise Ambiental na Universidade Positivo. Coordena o Grupo de Pesquisas em Ictiofauna e é curador da coleção de peixes do Museu de História Natural Capão da Imbuia. Tem experiência nas áreas de ecologia, taxonomia, conservação e avaliação de impactos ambientais, com ênfase na ictiofauna.

Marco Fábio Maia Corrêa, Universidade Federal do Paraná

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1980), mestrado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná (1987) e doutorado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná (2001). Atualmente é professor Associado II no Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área Ictiologia, com ênfase em sistemas costeiros, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia, ictioplâncton, taxonomia, ictiofauna, morfologia, dinâmica, biologia e ecologia trófica.

Mauricio Hostim-Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em ecologia e recursos naturais pela Universidade Federal de Sao Carlos em 2001.
Atualmente é professor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), orientador de mestrado e doutorado no programa de pós-graduação em oceanografia ambiental da UFES e colaborador no programa de pós-graduação em zoologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Publicou 36 artigos em periódicos especializados e 79 trabalhos em anais de eventos. Possui oito capítulos de livros e um livro publicados. Orientou quatro alunos de mestrados e orienta atualmente um aluno de mestrado e 4 alunos de doutorado nas áreas de zoologia, ecologia e oceanografia. Recebeu 4 prêmios e/ou homenagens. Atualmente coordena 5 projetos de pesquisa. Atua na área de recursos pesqueiros e engenharia de pesca, com ênfase em manejo e conservação de recursos pesqueiros marinhos. Em suas atividades profissionais interagiu com 152 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artistico-cultural são: ictiofauna, conservação, ecologia, serranidae, epinephelus marginatus, epinephelus itajara, goliath grouper, mero, estuário, ictiologia, Santa Catarina, bioecologia, dinâmica populacional e taxonomia.

Downloads

Publicado

2011-01-01

Edição

Seção

Artigos