Mastofauna terrestre do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, Estado de Santa Catarina, sul do Brasil

Autores

  • Jorge José Cherem Caipora Cooperativa Para Conservação e Proteção dos Recursos Naturais
  • Mauricio Eduardo Graipel Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marcos Adriano Tortato Cooperativa Para Conservação da Natureza, Caipora.
  • Sérgio Luiz Althoff Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Fernando Brüggemann Hotel Plaza Caldas da Imperatriz
  • Josy Zarur Matos
  • Júlio Cesar Voltolini Universidade de Taubaté
  • Rodrigo Rodrigues de Freitas Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM) da UNICAMP.
  • Rafael Illenseer IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas, no baixo rio Negro
  • Fernando Hoffmann
  • Ivo Rohling Ghizoni-Jr.
  • Alexey Bevilacqua
  • Rafael Reinicke Prefeitura Municipal de Ibirama - SC, Divisão de Vigilância Sanitária
  • Carlos Henrique Salvador de Oliveira Caipora Cooperativa para Conservação da Natureza
  • Alexandre Filippini Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Centro Nacional de Pesquisa Conservação e Monitoramento de Mamíferos Aquáticos
  • Nina Furnari Laboratório de Psicoetologia da USP
  • Karine Abati
  • Marcos Moraes
  • Thiago Thalles Moreira Secretaria de Planejamento do Estado de Santa Catarina
  • Luiz Gustavo Rodrigues Oliveira-Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Biologia
  • Vanessa Villanova Kuhnen PPG em Ecologia da UNICAMP
  • Thiago Bernardes Maccarini PPG em Ecologia e Conservação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Fernando Vilas Boas Goulart Depto de Fiscalização e Monitoramento da Secretaria de Meio Ambiente do estado de São Paulo
  • Hugo Borghezan Mozerle
  • Felipe Moreli Fantacini
  • Dayse Dias
  • Rafael Penedo-Ferreira PPG em Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Bianca Pinto Vieira Universidade de Glasgow
  • Paulo César Simões-Lopes Depto de Ecologia e Zoologia, Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2011v24n3p73

Resumo

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, situado no centro-leste do Estado de Santa Catarina, sul do Brasil, possui 85.000ha e abrange grande diversidade de ambientes (floresta ombrófila densa, incluindo manguezais e restingas, floresta ombrófila mista e estepe ombrófila). De 1991 a 2010 foram realizados 22 estudos sobre sua mastofauna, abrangendo os métodos de captura com armadilhas de arame, armadilhas de interceptação e queda, caixas de nidificação, redes-de-neblina, armadilhas fotográficas, observação direta e vestígios. Foram registradas 75 espécies autóctones (cerca de 54% das espécies de mamíferos terrestres confirmados para Santa Catarina) pertencentes a 8 ordens e 25 famílias. Quinze espécies são ameaçadas em nível estadual, nacional ou mundial. A possibilidade de ocorrência de outras espécies e aspectos gerais da conservação dos mamíferos no Parque são discutidos.

Biografia do Autor

Jorge José Cherem, Caipora Cooperativa Para Conservação e Proteção dos Recursos Naturais

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e mestrado em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999). É pesquisador colaborador do Laboratorio de Mamíferos Aquáticos da Universidade Federal de Santa Catarina e cooperado da Caipora Cooperativa Para Conservação e Proteção dos Recursos Naturais. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Mamíferos terrestres, atuando principalmente nos seguintes temas: inventário faunístico, monitoramento e resgate de fauna, coleção científica, morfologia craniana.

 

Mauricio Eduardo Graipel, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e doutorado em Biociências pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003). Desenvolve pesquisas com ecologia animal junto ao Departamento de Ecologia e Zoologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: biologia, ecologia, dinâmica populacional, monitoramento, avaliação e manejo de Unidades de Conservação, Mata Atlântica, Zooarqueologia.

Marcos Adriano Tortato, Cooperativa Para Conservação da Natureza, Caipora.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e mestrado em Ecologia Conservação pela Universidade Federal do Paraná (2009). Atualmente é sócio da empresa TIGRINUS Equipamentos para Pesquisa Ltda., cooperado da CAIPORA Cooperativa Para Conservação da Natureza e membro do Instituto Javali Brasil. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Mastozoologia.

Sérgio Luiz Althoff, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991), mestrado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná (1996) e Doutorado em Biologia Animal na Universidade Federal do Rio Grande do Sul . Atualmente é professor tempo integral da Fundação Universidade Regional de Blumenau. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Taxonomia dos Grupos Recentes, atuando principalmente nos seguintes temas: região sul, mammalia, mata atlântica, chiroptera e diversidade. Participa do grupo de pesquisa "Rede de estudos em Bioacústica.

Fernando Brüggemann, Hotel Plaza Caldas da Imperatriz

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Josy Zarur Matos

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), mestrado em Recursos Genéticos Vegetais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Biodiversidade - Universidad de Alicante. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Conservação de Ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: conservação ambiental, biologia reprodutiva e ecologia de Mata Atlântica, especialmente nos grupos Bromeliaceae e Orchidaceae.

 

Júlio Cesar Voltolini, Universidade de Taubaté

Doutor em Biologia Vegetal (predação e dispersão de sementes) na UNESP, Mestre em Zoologia (Ecologia de Mamíferos) pela Universidade de São Paulo (USP) e Biólogo pela UFSC. Professor concursado pela Universidade de Taubaté onde leciona Ecologia, Bioestatística, Evolução. Áreas de interesse: Biologia da Conservação, Ecologia teórica, Ecologia de Mamíferos, Ecologia de Palmeiras, Predação e Dispersão de Frutos e Sementes, Ecologia de Dossel, Estatística aplicada a Ecologia, Métodos de Campo em Ecologia e principalmente em ensino de Biologia da Conservação e Estatística através de cursos de campo.

Rodrigo Rodrigues de Freitas, Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM) da UNICAMP.

É doutor em Ambiente e Sociedade pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), cuja tese foi defendida em 2014 com o título: 'Implicações de políticas de conservação e desenvolvimento na pesca artesanal costeira em uma Área Marinha Protegida da Baía da Ilha Grande'. Possui graduação em Ciências Biológicas (2002) e mestrado em Geografia (2005) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou especialização (2004) em 'Gestão para o Ecodesenvolvimento de Zonas Costeiras' pela Universidade para a Cooperação Internacional (UCI) da Costa Rica. Tem formação em Ciências Ambientais, com experiência nos seguintes temas: pesca artesanal, educação ambiental, gestão de recursos naturais e desenvolvimento, áreas protegidas e políticas públicas. Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM) da UNICAMP.

Rafael Illenseer, IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas, no baixo rio Negro

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Possui experiência em projetos sociambientais relacionados a povos indígenas e populações rurais. É mestrando no programa Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Amazonas e colaborador junto ao IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas, no baixo rio Negro.

Fernando Hoffmann

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina

Ivo Rohling Ghizoni-Jr.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (1998) e mestrado em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) (2003) onde trabalhou com dinâmica de populacões de um roedor de savana amazônica. Tem experiência na área de Zoologia, atualmente trabalha com consultoria e monitoramento de vertebrados terrestres.

Alexey Bevilacqua

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina(2005). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Estratégia de Conservação.

Rafael Reinicke, Prefeitura Municipal de Ibirama - SC, Divisão de Vigilância Sanitária

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é biólogo da Divisão de Vigilância Sanitária da Prefeitura Municipal de Ibirama - SC. Cursando Mestrado Profissional em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental - FAED/UDESC.

Carlos Henrique Salvador de Oliveira, Caipora Cooperativa para Conservação da Natureza

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e mestrado (2006) e doutorado (2012) em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desde 2002 é cooperado da Caipora Cooperativa para Conservação da Natureza e coordenador do projeto Javali desde 2007. Atualmente é professor substituto na UFSC (Departamento de Ecologia e Zoologia - ECZ) e membro fundador e presidente do Instituto Javali Brasil. Tem experiência na área de Ecologia e Biologia da Conservação, atuando principalmente nos seguintes temas: levantamento e monitoramento de mamíferos, manejo de fauna, gestão de Unidade de Conservação, pesquisa e educação ambiental.

Alexandre Filippini, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Centro Nacional de Pesquisa Conservação e Monitoramento de Mamíferos Aquáticos

Possui graduação em Oceanografia pela Universidade Federal do Rio Grande(1984). Atualmente é Analista Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Oceanografia Biológica.

Nina Furnari, Laboratório de Psicoetologia da USP

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (2002), mestrado e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo. Trabalhou como Administradora do Parque dos Eucaliptos, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, até 2006. Atualmente desenvolve pesquisas no laboratório de Psicoetologia da USP. Tem experiência na área de Zoologia e Psicologia Experimental, com ênfase em Comportamento Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: etologia, domesticação, bioterismo, preás e cobaias.

Karine Abati

 

 

Thiago Thalles Moreira, Secretaria de Planejamento do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Abi - Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Atualmente é coordenador de projetos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina. Tem experiência em Gestão de Projetos segundo boas práticas do PMBOK.

Luiz Gustavo Rodrigues Oliveira-Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Biologia

Formado em Ciências Biológicas nas modalidades Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestrado em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutorando e bolsista do Programa de Pós-graduação em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Vanessa Villanova Kuhnen, PPG em Ecologia da UNICAMP

Formada em 2010 no mestrado em Ecologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de mastozoologia. Atualmente é aluna de doutorado do PPG em Ecologia da UNICAMP, vinculada ao Laboratório de Ecologia e Comportamento de Mamíferos, e bolsista CNPq.

Thiago Bernardes Maccarini, PPG em Ecologia e Conservação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Biólogo formado nas modalidades Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e mestre em Ecologia e Conservação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Seus atuais focos de interesse são trabalhos relacionados ao monitoramento ambiental

Fernando Vilas Boas Goulart, Depto de Fiscalização e Monitoramento da Secretaria de Meio Ambiente do estado de São Paulo

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e mestrado em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (2008). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia e Conservação de vida silvestre, atuando principalmente com mastofauna, e em diagnósticos de meio biótico (fauna) em estudos de licenciamento ambiental. Especialista em Tecnologia e Gestão Ambiental e com experiência em pesquisas na área da gestão de resíduos sólidos para disposição em sistemas agrícolas e florestais. Atualmente ocupa o cargo de Especialista Ambiental do Depto de Fiscalização e Monitoramento da Secretaria de Meio Ambiente do estado de São Paulo.

Hugo Borghezan Mozerle

Tem experiência na área de Zoologia e Ecologia, com ênfase Mamíferos e em Taxonomia dos Grupos Recentes, atuando principalmente nos seguintes temas: Biologia, Ecologia, estrutura populacional.

Felipe Moreli Fantacini

Formado em Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Atualmente é bolsista Erasmus Mundus categoria A no "International Master in Applied Ecology" (EMMC-IMAE) com especialização em "Environmental sciences & Conservation pelas seguintes universidades: Université de Poitiers (França), Universidad San Francisco de Quito (Equador), Christian-Albrechts Universität (Alemanha) e University of East Anglia (Inglaterra).

Dayse Dias

Mestranda em Biologia Animal pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Bacharela em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Tem atividades nas áreas de Ecologia e Zoologia, com ênfase em pequenos mamíferos.

Rafael Penedo-Ferreira, PPG em Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é mestrando pelo Programa de Pós Graduação de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em pequenos mamíferos.

Bianca Pinto Vieira, Universidade de Glasgow

Doutoranda em Ecologia na Universidade de Glasgow (Reino Unido). Bacharela e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil), com aperfeiçoamento na Universidade de Aveiro (Portugal). Interesse nas áreas de ecologia, zoologia e conservação, com ênfase em ecologia espacial, distribuição e diversidade, gestão e manejo. Pesquisas com enfoque em Aves e Mamíferos.

Paulo César Simões-Lopes, Depto de Ecologia e Zoologia, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação: Licenciado em Ciências Biológicas - Habilitação em Biologia - pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984) e doutorado em Zoologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995). Atualmente é professor Titular do Departamento de Ecologia e Zoologia da Universidade Federal de Santa Catarina, com ênfase em Morfologia do Esqueleto, Ecologia, Comportamento e Sistemática dos Cetáceos e Pinípedes. 

Downloads

Publicado

2011-06-28

Edição

Seção

Artigos