Comunidade de insetos visitantes florais de Ocimum selloi Benth (Lamiaceae) em Santa Cruz do Sul, RS, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2012v25n1p55Resumo
Este trabalho objetivou listar a comunidade de visitantes florais de Ocimum selloi, indicar os potenciais polinizadores e seus padrões de visitação. A coleta dos visitantes florais ocorreu no ano de 2007, em área antropofizada, sendo analisada a constância e a dominância dos táxons. Coletou-se um total de 653 insetos, pertencentes a sete ordens; Hymenoptera, com 370 indivíduos, foi o grupo mais representativo. Foram identificadas 36 famílias, sendo 12 de Hymenoptera e oito de Diptera, as mais diversas. Apidae foi a família com maior constância e dominância compreendida, principalmente, pela abelha Apis mellifera L., 1758 (n = 223), seguida de Halictidae (n = 107). A maior atividade forrageira foi observada no horário entre as 9h e 11h da manhã. Constatou-se que A. mellifera foi o principal visitante floral e potencial polinizador de O. selloi.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY