Análise genômica em cromossomos de plantas com base no pareamento meiótico

Autores

  • Vânia Helena Techio Universidade do Contestado – UnC
  • Lisete Chamma Davide Universidade Federal de Lavras – UFLA, Depto de Biologia, Lavras-MG

Resumo

A presente revisão tem como propósito apresentar os princípios e aplicações da análise genômica clássica, com ênfase no melhoramento de plantas. São apresentados e discutidos os principais modelos matemáticos utilizados para estimar o pareamento cromossômico preferencial em híbridos diplóides ou poliplóides, interespecífi cos ou intergenéricos, com especial referência às aplicações e estudos para defi nição de relacionamentos genômicos entre espécies da família Poaceae.

Biografia do Autor

Vânia Helena Techio, Universidade do Contestado – UnC

Possui Graduação em Ciências Habilitação em Biologia pela Fundação Educacional do Alto Uruguai Catarinense, Mestrado e Doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente é professora adjunta do departamento de Biologia da Universidade Federal de Lavras e avaliadora de instituições e de cursos de graduação em Ciências Biológicas pelo MEC/SINAES/INEP.

Mais informações no Currículo Lattes.

Lisete Chamma Davide, Universidade Federal de Lavras – UFLA, Depto de Biologia, Lavras-MG

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestrado em Genetica e Melhoramento de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz e Doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professora Titular da Universidade Federal de Lavras.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2007-01-01

Edição

Seção

Artigos