Biologia floral e mecanismos reprodutivos do Mussambê (Cleome spinosa Jacq) com vistas ao melhoramento genético

Autores

  • Douglas de Almeida Pereira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Ana Carla Brito Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Cláudio Lúcio Fernandes Amaral Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Resumo

O Gênero Cleome, da família Capparaceae, compreende plantas economicamente utilizadas como medicinais e ornamentais. Foi objetivo deste trabalho estudar a biologia floral e os mecanismos reprodutivos de C. spinosa com vistas ao melhoramento genético. A antese ocorre entre 17h30 às 18h30 e está intimamente relacionado com as condições climáticas. Os principais polinizadores foram abelhas (Apis, Bombus), mariposas e morcegos (Glossophaga). Cleome spinosa apresenta sistema de cruzamento misto, o que pode evidenciar a ampla flexibilidade reprodutiva desta espécie e enfatizar a variabilidade genética que é essencial para sua evolução.

Biografia do Autor

Douglas de Almeida Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Possui Graduação em Ciências Biológicas com ênfase em Licenciatura pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2006). Atualmente é Professor da Rede Estadual de Ensino e Especialista em Educação Ambiental pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM).

Mais informações no Currículo Lattes.

Ana Carla Brito, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Possui Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Mestrado em Agronomia, Área de Concentração em Fitotecnia/ UESB-BA. Atualmente, Doutoranda em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa-MG.

Mais informações no Currículo Lattes.

Cláudio Lúcio Fernandes Amaral, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF - 1995), Mestrado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (UFV - 1997), Doutorado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (UFV - 2001) e Pós-Doutorado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - 2010). Atualmente, é Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). http://lattes.cnpq.br/9914668253472127

Downloads

Publicado

2007-01-01

Edição

Seção

Artigos