Avaliação da fenologia das cultivares de macieira Imperatriz, Imperatriz Gala e Fuji em pomar em Bom Retiro – SC

Autores

  • Maria Tereza Bolzon Soster Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IF-RS)
  • Ana Frederica Latorre

Resumo

O trabalho foi realizado em um pomar localizado em Bom Retiro, Santa Catarina. O objetivo foi realizar um estudo fenológico das cultivares Imperatriz, Imperatriz Gala e Fuji, produzidas no pomar e suas relações
com a condução do pomar, polinização e produção de frutos. Foram tomadas sete plantas de cada cultivar ao acaso na área, onde foram medidos o comprimento médio de ramos inferiores e a 1,5m de altura do solo, o número de ramos reprodutivos e vegetativos, o tamanho da folha, o número de flores divididos por seu desenvolvimento (botão, balão, abertas, e senescentes) e as médias comparadas pelo teste Tukey a 5%. A cultivar utilizada como polinizadora (Imperatriz) se mostrou mais precoce, apresentando floração pouco coincidente com as outras cultivares produtoras. No entanto, essas características podem ter sido grandemente influenciadas por condições ambientais, devendo ser considerado o histórico da produção antes de pensar em substituir a polinizadora. Também podem ser usadas técnicas capazes de sincronizar a floração, além de manejos que possibilitem o aumento de populações de agentes polinizadores para auxiliar a fertilização efetiva.

Biografia do Autor

Maria Tereza Bolzon Soster, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IF-RS)

Graduada em Agronomia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999), Mestre em Agronomia (2003), e Doutora em Recursos Genéticos Vegetais (2009). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IF-RS), Campus Sertão.

Mais informações no Currículo Lattes.

Ana Frederica Latorre

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2007-01-01

Edição

Seção

Artigos