Ocorrência de oocistos de Cryptosporidium spp. na água destinada a manutenção dos peixes-boi marinhos (Trichechus manatus) em cativeiro
Resumo
A finalidade da pesquisa foi verificar a ocorrência de oocistos de Cryptosporidium spp. na água de consumo e abastecimento das piscinas destinadas aos peixes-boi marinhos (Trichechus manatus) em cativeiro. Para tanto, foram coletadas seis amostras de água, provenientes do ponto de abastecimento das piscinas (praia), água destinada ao consumo dos animais, água mineral utilizada na formulação da dieta láctea ofertada aos filhotes órfãos e das piscinas destinadas a manutenção permanente, reabilitação com filhotes de idade superior a dois anos e reabilitação com filhotes de idade inferior a dois anos. Antes das amostras serem processadas, estas foram submetidas ao processo de filtração. Posteriormente o diagnóstico do parasito foi realizado pela técnica de Kinyoun e as amostras positivas foram submetidas ao Teste de Imunofluorescência Direta. Os resultados revelaram a presença de oocistos de Cryptosporidium spp. em 66,67% (4/6) das amostras, correspondendo à água proveniente do ponto de abastecimento dos recintos e das piscinas, sendo encontrados de oito a 56 oocistos/litro. Os resultados evidenciaram que a água destinada à manutenção dos peixes-boi marinhos pode ser um meio importante na transmissão hídrica de Cryptosporidium spp. predispondo a ocorrência da criptosporidioseem peixes-boi marinhos em cativeiro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 João Carlos Gomes Borges, Leucio Câmara Alves, Maria Aparecida da Gloria Faustino, Jeane Kury Nobre Gomes, Régis Pinto de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY