Suprimento arterial dos lobos torácicos do timo em cães da raça Dogue Alemão

Autores

  • Eduardo Maurício Mendes de Lima Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília
  • Frederico Ozanam Carneiro e Silva Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia
  • Renato Souto Severino Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia
  • Sérgio Salazar Drummond Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia
  • Cheston César Honorato Pereira Fundação Pinhalense de Ensino
  • Rosana Marques Silva Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília
  • Bárbara Oliveira Borges Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília

Resumo

A origem, o tipo e o número de ramos arteriais responsáveis pelo suprimento sanguíneo dos lobos torácicos do timo foram estudadas em 28 cães natimortos da raça Dogue Alemão. Para tanto, o sistema arterial destes animais foi preenchido com solução aquosa de Neoprene Latex “450” a 50%, corada com pigmento específico e, em seguida, fixados em solução aquosa de fomaldeído a 10%. Os lobos torácicos do timo foram supridos em ambos antímeros por ramos diretos e indiretos das artérias torácicas internas direita e esquerda e pericardicofrênicas direita e esquerda, pelos troncos costocervicais direito e esquerdo e pela artéria cervical superficial esquerda. A artéria subclávia esquerda e o tronco braquiocefálico também emitiram ramos diretos para o lobo torácico esquerdo do timo.

Biografia do Autor

Eduardo Maurício Mendes de Lima, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília

Possui Graduação em Medicina Veterinaria pela Universidade Federal de Uberlândia, UFU. Mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal de Uberlândia. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor adjunto da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília.

Mais informações no Currículo Lattes.

Frederico Ozanam Carneiro e Silva, Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade de Uberlândia, Especialista em anatomia animal pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestrado em Clínica Cirúrgica Veterinária pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo. Professor titular da Universidade Federal de Uberlândia.

Mais informações no Currículo Lattes.

Renato Souto Severino, Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia, Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestrado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Uberlândia, Sem vínculo - Regime Parcial da Universidade de São Paulo e Membro de corpo editorial da Veterinária Notícias.

Mais informações no Currículo Lattes.

Sérgio Salazar Drummond, Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestrado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia e Doutorado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia.

Mais informações no Currículo Lattes.

Cheston César Honorato Pereira, Fundação Pinhalense de Ensino

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia, possui Mestrado em Anatomia dos Animais Domésticos pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor concursado da Universidade de Rio Verde ministrando as disciplinas de Anatomia dos Animais Domésticos I e II e Anatomia Topográfica dos Animais Domésticos.

Mais informações no Currículo Lattes.

Rosana Marques Silva, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestrado - Universidade de São Paulo - Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres e Doutorado - Universidade de São Paulo - Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres. Atualmente é professor adjunto III da Universidade Federal da Bahia, responsável pelas áreas de Anatomia, Fisiologia e Histologia Humana e Animal Comparada.

Mais informações no Currículo Lattes.

Bárbara Oliveira Borges, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília

Graduanda em Medicina Veterinária pela Universidade de Brasília.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2007-01-01

Edição

Seção

Artigos