Concepções de meio ambiente e educação ambiental por professores da Escola Agrotécnica Federal de Vitória de Santo Antão-PE

Autores

  • Tatiana Marcela de Oliveira Bezerra Universidade Federal Rural de Pernambuco/Programa de Pós Graduação em Ciências Florestais
  • Andréa Aparecida Cajueiro Gonçalves Universidade Federal Rural de Pernambuco/Departamento de Biologia

Resumo

As rápidas modificações ambientais, decorrentes do avanço desenfreado das diferentes atividades humanas, constituem uma ameaça constante à biodiversidade e podem estar relacionadas ao nível de compreensão e percepção da sociedade no que diz respeito à problemática ambiental. Nesse sentido, o presente estudo teve por objetivos a identificação da percepção sobre os termos educação ambiental e meio ambiente por professores da Escola Agrotécnica Federal de Vitória de Santo Antão, bem como o conhecimento sobre suas práticas ambientais em sala de aula. Os resultados permitiram observar que a percepção dos termos educação ambiental e meio ambiente definida pelos professores ainda privilegia basicamente a tendência tradicional e a visão naturalista, relacionando os termos apenas a aspectos naturais. Com base no levantamento das concepções acerca de meio ambiente e educação ambiental do grupo estudado foi possível identificar a necessidade de se trabalhar intensamente com os docentes na perspectiva de sensibilizá-los para o efetivo pertencimento das questões ambientais. Foi ainda possível a identificação de prováveis indicadores a serem trabalhados em um Programa de Educação Ambiental na Escola Agrotécnica Federal de Vitória de Santo Antão, não apenas como aquisição de conhecimento acerca de temas ambientais, mas como uma ferramenta estratégica imprescindível para que os professores se tornem agentes multiplicadores dentro da sala de aula.

Biografia do Autor

Tatiana Marcela de Oliveira Bezerra, Universidade Federal Rural de Pernambuco/Programa de Pós Graduação em Ciências Florestais

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Ciencias Biológicas pela Universidade Católica de Pernambuco, Pós-Graduação em Gestão e Controle Ambiental pela Universidade de Pernambuco, Mestrado em Ciências Florestais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente é professora na Especialização em Gestão, Educação e Políticas Ambientais da Universidade Federal Rural de Pernambuco e Técnica Ambiental da Fundação AVSI- Programa Prometrópole.

Mais informações no Currículo Lattes.

Andréa Aparecida Cajueiro Gonçalves, Universidade Federal Rural de Pernambuco/Departamento de Biologia

Possui Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e Especialização em Gestão Pública pela FAINTVISA - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão. Atualmente é aluna do Mestrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável na Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco/UPE. Atua profissionalmente como Técnico-Administrativo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Vitória de Santo Antão.

Mais informações no Currículo Lattes.

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Publicado

2007-01-01

Edição

Seção

Artigos