Predação da cobra d’água Helicops infrataeniatus (Serpentes, Colubridae) pela maria-faceira Syrigma sibilatrix (Aves, Ardeidae) no sul do Brasil.

Autores

  • Ismael Franz Laboratório de Zoologia, Centro Universitário Feevale
  • Ivo Rohling Ghizoni-Jr Associação Montanha Viva – Florianópolis – SC
  • Jorge Luiz Berger Albuquerque Associação Montanha Viva – Florianópolis – SC
  • André Barcellos Departamento de Zoologia, Instituto de Biociências, UFRGS; Programa de Pós-Graduação em Ecologia, UFRGS
  • Clarissa Britz Hassdenteufel Departamento de Zoologia, Instituto de Biociências, UFRGS
  • Felipe Lohman Arend Departamento de Zoologia, Instituto de Biociências, UFRGS
  • Claiton Martins-Ferreira Departamento de Zoologia, Instituto de Biociências, UFRGS; Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal, UFRGS

Resumo

È relatado um evento de predação da cobra d’água (Helicops infrataeniatus) pela maria-faceira (Syrigma sibilatrix) em área úmida (açude de pouca profundidade com vegetação aquática) no estado de Santa Catarina, sul do Brasil. Tal item da dieta da maria-faceira ainda não havia sido reportado pela literatura.

Biografia do Autor

Ismael Franz, Laboratório de Zoologia, Centro Universitário Feevale

Possui Graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Feevale e, atualmente, é aluno de mestrado do Programa de Pós-graduação em Zoologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Mais informações no Currículo Lattes.

Ivo Rohling Ghizoni-Jr, Associação Montanha Viva – Florianópolis – SC

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Mestrado em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

Mais informações no Currículo Lattes.

Jorge Luiz Berger Albuquerque, Associação Montanha Viva – Florianópolis – SC

Possui Graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba, Mestrado em Zoologia - Brigham Young University e Doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é presidente da Associação Montanha Viva.

Mais informações no Currículo Lattes.

Clarissa Britz Hassdenteufel, Departamento de Zoologia, Instituto de Biociências, UFRGS

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestrado pelo programa de Pós-Graduação em Ecologia da mesma universidade.

Mais informações no Currículo Lattes.

Claiton Martins-Ferreira, Departamento de Zoologia, Instituto de Biociências, UFRGS; Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal, UFRGS

Licenciado pleno em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutor em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor colaborador do curso de especialização em Diversidade e Conservação da Fauna do Departamento de Zoologia/UFRGS.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2007-01-01

Edição

Seção

Comunicações Breves