Morphological support for the phylogenetic positioning of Pentastomida and related fossils
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2008v21n3p81Resumo
Suporte morfológico para o posicionamento filogenético dos Pentastomida e fósseis relacionados. Pentastomida compreende um táxon de animais parasitas que infestam o trato respiratório de vertebrados. Esses endoparasitas possuem uma mistura de características de anelídeos e artrópodes. Por esse motivo, as relações filogenéticas dos pentastomídeos têm sido controversas nas propostas de filogenia dos Metazoa. Foram selecionados 47 caracteres para a análise dos táxons Annelida, Arthropoda, Kinorhyncha, Loricifera, Nematoda, Nematomorpha, Onychophora, Pentastomida, Priapulida e Tardigrada. As análises com o PAUP resultaram num único cladograma mais curto (comprimento 89, ci 0,78, ri 0,86). Segundo nossa análise, Pentastomida deve constituir um grupo de transição entre os Arthropoda e grupos de Nemathelminthes como Nematoda e Nematomorpha.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY