Alterações comportamentais do golfinho Sotalia guianensis (Gervais, 1953) provocadas por embarcações
Resumo
Foram medidas as respostas comportamentais dos golfinhos Sotalia guianensis na presença de embarcações de turismo na enseada do Curral, Pipa-RN, Brasil. Os golfinhos apresentaram alterações comportamentais significativas quando as embarcações estavam a menos de 100 metros dos animais. As alterações foram: os animais permaneceram mais tempo submersos e passaram para a condição de coesão com a aproximação da embarcação. Apesar de termos concluído que a presença da embarcação alterou o padrão comportamental dos animais, não podemos afirmar se há algo no barco que cause a evitação. Dados indiretos nos permitiram acreditar que o ruído dos barcos seja um provável agente repulsor.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Anderson Luis do Valle, Francielli Cristine Cunha Melo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY