Type material of Adelomelon indigestus von Ihering, 1908 (Gastropoda, Volutidae)

Autores

  • Fabio Wiggers Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal
  • Inga Ludmila Veitenheimer-Mendes Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Palavras-chave:

Taxonomia, Material tipo, Volutidae, Adelomelon indigestus, Oeste do Atlântico Sul

Resumo

Material tipo de Adelomelon indigestus von Ihering, 1908 (Gastropoda, Volutidae). Adelomelon indigestus von Ihering, 1908 é considerado um sinônimo de Adelomelon beckii (Broderip, 1836), entretanto a categoria taxonômica de seu material tipo não estava claro. Após a localização e exame dos dois exemplares citados na descrição original de A. indigestus os mesmos foram reconhecidos como síntipos. De acordo com o Código Internacional de Nomenclatura Zoológica, não havendo designação de lectótipo, a localidade-tipo deve incluir tanto Guaratiba, Rio de Janeiro quanto São Sebastião, São Paulo, ambos localizados no litoral sudeste do Brasil.

Biografia do Autor

Fabio Wiggers, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal

Possui Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado e Doutorado em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atuou como Biólogo Efetivo da Prefeitura Municipal de Biguaçu, no licenciamento ambiental do município, educação ambiental e no gerenciamento de projetos ambientais.

Mais informações no Currículo Lattes.

Inga Ludmila Veitenheimer-Mendes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal

Bióloga Licenciada e Bacharel em História Natural pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Mestre em Doenças Parasitárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professora contratada na UNILASALLE desde abril de 2008, atuando no mestrado profissional Memória Social e Bens Culturais e no mestrado acadêmico Avaliação de Impactos Ambientais em Mineração e responsável pela coleção científica do Museu de Ciências Naturais La Salle. Vice-presidente do Conselho Federal de Biologia (CFBio) desde outubro de 2007; Professora Adjunto no Departamento de Zoologia da UFRGS de 1994 a 2004; Professora Adjunto no Instituto de Biociências da PUCRS de 1975 a 1994; Técnico Superior Pesquisador e curadora de coleções no Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotãnica do RS de 1975 a 1994. Pesquisadora, professora e orientadora de IC, mestrado e doutorado.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2005-01-01

Edição

Seção

Short Communication