Formigas (Hymenoptera: Formicidae) da Ilha João da Cunha, SC: composição e diversidade

Autores

  • Karen Schmidt Departamento de Zoologia, Universidade de Brasília
  • Ricardo Corbetta Laboratório de Ciências Ambientais – Universidade do Vale do Itajaí
  • Amabílio José Aires Camargo Embrapa Cerrados

Resumo

As espécies de formigas da Ilha João da Cunha, SC, foram coletadas manualmente ou com o uso de iscas atrativas de mel e sardinha. A cada evento de coleta, 10 pontos de coleta foram selecionados, cada um contendo uma isca de cada tipo, totalizando 20 amostras por coleta. Foram capturados indivíduos de 14 gêneros e 52 espécies, distribuídos em 5 subfamílias em um ano de coletas mensais. Os gêneros mais ricos em morfoespécies foram Pheidole (16 morfoespécies) e Camponotus (9). Os valores de diversidade biológica medidos foram altos, e a mirmecofauna apresentou uma forte sazonalidade. A maior similaridade faunística para as estações do ano foi observada entre primavera e verão, seguida por outono e inverno.

Biografia do Autor

Ricardo Corbetta, Laboratório de Ciências Ambientais – Universidade do Vale do Itajaí

Possui Graduação em Ciências Biológicas Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia) pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professor horista da Universidade do Vale do Itajaí.

Mais informações no Currículo Lattes.

Amabílio José Aires Camargo, Embrapa Cerrados

Graduado em Ciências Biológicas pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília, Bacharel em Biologia pela Universidade de Brasília, Mestre em Ecologia pela Universidade de Brasília, Departamento de Ecologia e Doutor em Entomologia pela Universidade Federal do Paraná, Departamento de Zoologia. Especilaização em entomologia (Taxonomia de Lepidoptera) no National Institute of Agroenvironmental Sciences, em Tsukuba-Japão. Atualmente trabalha em pesquisa & desenvolvimento no Centro de Pesquisa Agropecuária dos Cerrados-EMBRAPA.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2005-01-01

Edição

Seção

Artigos