Estudo histológico e histoquímico da região pilórica do estômago da capivara (Hydrochoerus hydrochaeris)

Autores

  • Juan Carlos Carrasca Velásquez Departamento de Veterinária, Universidade Federal de Viçosa
  • Cláudio César Fonseca Departamento de Veterinária, Universidade Federal de Viçosa
  • Eliane Menin Departamento de Biologia, Universidade Federal de Viçosa
  • Tarcízio A. Rego de Paula Departamento de Veterinária, Universidade Federal de Viçosa

Resumo

No presente estudo utilizaram-se 13 capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris) adultas abatidas no Matadouro-Frigorifico da Pro-fauna município de Iguape (SP) e no Campus da Universidad Federal de Viçosa - UFG (MG), com os objetivos de caracterizar histologicamente a região pilórica do estômago e verificar a presença de células endócrinas na mesma. Esta região caracteriza-se por apresentar mucosa revestida por epitélio simples prismático secretor de muco, com glândulas gástricas pluricelulares, constituídas principalmente por células mucosecretoras e poucas células oxínticas e principais; a muscular da mucosa apresenta duas orientações de músculo liso, circular interna e longitudinal externa. Entre as duas camadas da túnica muscular está presente um desenvolvido plexo mioentérico. Células argirófilas foram observadas nesta região do estômago, sendo classificadas como do "tipo aberto" e do "tipo fechado".

Biografia do Autor

Cláudio César Fonseca, Departamento de Veterinária, Universidade Federal de Viçosa

Possui Graduação em Medicina Veterinaria pela Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais, Mestrado em Morfologia pelo Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais e Doutorado em Biologia Celular pelo Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal de Viçosa.

Mais informações no Currículo Lattes.

Tarcízio A. Rego de Paula, Departamento de Veterinária, Universidade Federal de Viçosa

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa, Mestrado em Biologia Celular pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutorado em Biologia Celular pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor da Universidade Federal de Viçosa.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2002-01-01

Edição

Seção

Artigos