Mamíferos terrestres não voadores da Ilha de Santa Catarina, sul do Brasil
Resumo
Neste trabalho apresenta-se uma lista com alguns comentários sobre os mamíferos terrestres não voadores da Ilha de Santa Catarina (27º10'S - 27º50'S e 48º25'W - 48º35'W, 451 km²). Os seguintes métodos foram empregados: 1) Levantamento bibliográfico; 2) Identificação dos espécimens depositados na Coleção Científica de Mamíferos da Universidade Federal de Santa Catarina; 3) Uso de armadilhas pequenas (260 x 140 x 90 mm) e médias (410 x 200 x 170 mm); 4) Registro visual, identificação de vestígios e recuperação de animais mortos; 5) Entrevistas com moradores locais. Vinte e cinco espécies pertencentes a doze famílias e cinco ordens foram confirmadas. Quatro espécies foram mencionadas nas entrevistas, mas não confirmadas. Os resultados mostram uma completa ausência de espécies maiores e uma ausência parcial daquelas de médio porte, muitas delas presentes em sítios arqueológivos na ilha e/ou ocorrendo atualmente no continente adjacente. A extinção local dessas espécies iniciou-se provavelmente com a instensificação da colonização européia da ilha (século XVIII) e suas principais causas foram a caça e a destruição de habitat.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2001 Maurício E. Graipel, Jorge J. Cherem, Alfredo Ximenez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY