Uma revisão da disponibilidade de dados ecológicos visando o direcionamento de novas pesquisas na Lagoa do Peri
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2008v21n2p133Resumo
O aumento do contingente populacional, bem como da demanda pelo recurso hídrico, têm intensificado as ações humanas na região da bacia da Lagoa do Peri. Este trabalho realizou uma revisão da disponibilidade de dados ecológicos da Lagoa do Peri, visando o direcionamento de novas pesquisas para a compreensão do funcionamento do ambiente. Estas informações podem contribuir na elaboração de uma futura proposta de conser- vação e uso sustentável da Lagoa. Alta densidade de cianobactérias Cylin- drospermopsis raciborskii foi diagnosticada nas águas da Lagoa, e apresenta-se como situação de risco para a saúde do ecossistema e conseqüen- temente da população. Destacam-se lacunas a respeito da dinâmica, funcionamento e estruturação das comunidades aquáticas, suas relações com o entorno e a influência de fatores abióticos. Séries de dados contínuos ao longo do tempo também são informações ausentes. Percebese a necessidade de medidas educacionais, políticas e sociais na conservação do ambiente, voltadas para o manejo e uso sustentável da bacia da Lagoa do Peri. Estas práticas garantirão a qualidade e disponibilidade do recurso hídrico para esta e as futuras gerações.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY