Efeito de diferentes concentrações salinas na redução do tempo de cocção de feijão (Phaseolus vulgaris L.)
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2008v21n3p39Resumo
O objetivo deste trabalho foi verificar o efeito de diferentes concentrações salinas, no intuito de avaliar o tempo de cocção em grãos de feijão envelhecidos. O experimento foi conduzido nas dependências do Instituto de Melhoramento e Genética Molecular (IMEGEM/UDESC), sob delineamento de blocos ao acaso, com duas repetições num esquema fatorial 2 x 4 (duas cultivares e quatro doses de NaCl). As cultivares utilizadas foram uma do grupo carioca (Pérola) e outra do grupo preto (Uirapuru). Os grãos, após a pesagem, foram hidratados nas diferentes concentrações de cloreto de sódio (NaCl), sem adição de NaCl (0g) e com adição de NaCl (5g, 10g e 25g) durante 12 horas a 25°C. Após o embebimento, os grãos foram submetidos ao teste de cocção, utilizando o aparelho cozedor de Mattson. Foi possível determinar as concentrações de NaCl nas quais ocorreram maior redução dos tempos de cocção. Para o cultivar Pérola o tempo de cocção foi reduzido em 31 minutos, pela adição de 11g de NaCl, enquanto o cultivar Uirapuru teve seu tempo de cocção reduzido em 25 minutos na adição de 16,75g de NaCl
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY