Fitase em dietas com níveis reduzidos de fósforo não-fítico para frangos de corte
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2009v22n4p169Resumo
Avaliou-se a inclusão de fitase em dietas com níveis reduzidos de f?sforo não-fítico (FNF) e o desempenho, rendimento de carcaça e características da cama de frangos. O delineamento foi inteiramente casualizado em esquema fatorial 2 x 3 - dois níveis de fitase (0 e 25U/Ng) e três níveis de FNF (100, 85 e 70% das exigências), totalizando seis tratamentos com cinco repetições. A redução do FNF para 70% das exigências diminuiu o ganho de peso e o consumo de ração e piorou a conversão alimentar. A inclusão de fitase aumentou o ganho de peso e o consumo de ração aos 21 dias. A interação níveis de FNF x fitase foi significativa para ganho de peso aos 42 dias. A redução do FNF para 70% das exigências diminuiu o consumo de ração aos 42 dias e aumentou o peso relativo do fígado e do coração. O teor de nitrogênio foi reduzido em camas de frangos alimentados com dietas contendo fitase e o teor de f?sforo diminuiu com a redução do FNF dietético. Concluiu-se que dietas com 85% da exigência de FNF suplementadas com 25U/Ng de fitase podem ser usadas sem prejuízo ao desempenho e às características de carcaça e cama.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY