Caracterização físico-química de frutos de biri-biri (Averrhoa bilimbi L.)
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2009v22n4p225Resumo
O objetivo deste trabalho foi caracterizar quimicamente os frutos de biri-biri (Averrhoa bilimbi L.) coletados em diferentes estádios de maturação. Foram avaliadas as seguintes características morfométricas e químicas do fruto: peso, número de sementes, comprimento, largura maior e menor, pH, s?lidos solúveis totais, acidez titulável e vitamina C. Os teores de s?lidos solúveis totais variaram de 2,35 a 3,23o. Brix, sendo maiores em frutas de biri-biri maduras, assim como os valores de acidez, que variam de 1,15 a 1,66g/100g-1, em frutos verdes e maduros, respectivamente. Entretanto os níveis de vitamina C foram mais elevados nos frutos verdes, porém não apresentaram diferença significativa entre os três níveis de maturação avaliados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY