Predação oportunística de Molossus molossus (Pallas, 1766) (Chiroptera: Molossidae) por Rhinella jimi (Stevaux, 2002) (Anura: Bufonidae) na Caatinga, Pernambuco, Brasil

Autores

  • Luiz Augustinho Menezes da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Ednilza Maranhão dos Santos Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de biologia/Serra Talhada
  • Fabiana Oliveira de Amorim Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2010v23n2p215

Resumo

A presente comunicação relata um evento de predação oportunística do morcego Molossus molossus pelo sapo Rhinella jimi, ocorrido em 29 de maio de 2003 na Caatinga, município de Orocó, Estado de Pernambuco, nordeste do Brasil.

Biografia do Autor

Luiz Augustinho Menezes da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1996), mestrado em Biologia Animal pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e doutorado em Biologia Animal pela Universidade de Brasília (2007). Ministrou aulas de Zoologia, Mastozoologia, Entomologia, Prática Pedagógica e Trabalho de Conclusão de Curso (1999 - 2008) na Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul - FAMASUL, em Palmares / PE onde exerceu o cargo de Coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Atualmente é professor da Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico de Vitória, titular das disciplinas Artrópoda e Ecologia de Mamíferos. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Ecologia de Quirópteros, atuando principalmente nos seguintes temas: dieta, ecologia e reprodução de morcegos em áreas naturais e urbanas.

Ednilza Maranhão dos Santos, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de biologia/Serra Talhada

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1995), mestrado em Biologia Animal pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e doutorado em Psicobiologia, área de ecologia comportamental, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). Atualmente é professora adjunto III da Universidade Federal Rural de Pernambuco e integrante do grupo de fauna/LECA/UFRPE(Laboratório de Ecofisiologia e Comportamento Animal/ Universidade Federal Rural de Pernambuco) e lider do gupo de pesquisa Conservação e Uso sutentável do Bioma Caatinga. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Herpetologia, atuando principalmente nos seguintes temas: herpetologia, comportamento animal, mata atlântica e caatinga do Nordeste do Brasil.

Fabiana Oliveira de Amorim, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestre em Biologia Animal pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2005). Tem experiência na área de Zoologia com ênfase em ecologia de comunidades de anfíbios e répteis. Atualmente realiza consultorias ambientais na região Nordeste.

Downloads

Publicado

2010-04-08

Edição

Seção

Artigos