Inventário dos Brachyura de substratos consolidados naturais do mesolitoral da Praia do Coqueiro, Luís Correia - Piauí
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2010v23n2p69Resumo
A composição dos Brachyura ao longo de substratos consolidados naturais na Praia do Coqueiro no litoral de Luís Correia (Piauí) é apresentada. Neste estudo foram registradas 20 espécies de Brachyura, das quais oito nunca haviam sido registradas para o estado: Epialtus bituberculatus H. Milne Edwards, 1834; Acantholobulus schmitti (Rathbun), 1930; Pachygrapsus transversus (Gibbes, 1850); Panopeus austrobesus Williams, 1983; Panopeus occidentalis Saussure, 1857; Pilumnus dasypodus Kingsley, 1879; Pilumnus spinosissimus Rathbun, 1898 e Planes cyaneus Dana, 1851; sendo registrada também a espécie Charybdis hellerii (Milne Edwards, 1867), de origem Indo-Pacífica. A família com maior representatividade foi Xanthidae, com nove espécies de caranguejos, seguida por Grapsidae (3), Portunidae (4) e Majidae com duas espécies, e Calappidae e Ocypodidae com uma espécie identificada.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY