Morfologia dos músculos do ombro, braço e antebraço do quati (Nasua nasua Linnaeus, 1758)
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2010v23n3p165Resumo
O quati é um animal que pertence ao Filo Chordata, à Classe Mammalia, à Ordem Carnívora e à Família Procyonidae. A característica marcante da família Procyonidae é a presença de cinco dígitos em seus membros: torácico e pélvico. Estes animais são classificados como plantígrados e podem realizar movimentos manuais em diferentes direções. Possui hábitos de subir em árvores para procriar, fugir do perigo e pernoitar. Alimenta-se de frutos, pequenos vertebrados, insetos, néctar, ovos e legumes. Para este trabalho foram utilizados três animais eutanaziados provenientes do Criatório Científico (CECRIMPAS) - UNIFEOB, autorizado pelo IBAMA (Processo nº 02027.003731/04-76), fixados em solução de formol a 10%. Neste trabalho foi descrita a morfologia dos músculos do membro torácico do quati, através de dissecação e documentação fotográfica. Nesta espécie, foram encontradas adaptações anatômicas nos músculos dos membros torácicos, que possuem um desenvolvimento volumar mais acentuado que em outras espécies (puma, alpaca, cão, gato, lhama e macaco Cebus apella), e este fato está diretamente relacionado ao seu hábito escalador e habilidade manual.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY