Morfologia dos músculos do ombro, braço e antebraço do quati (Nasua nasua Linnaeus, 1758)

Autores

  • Amilton Cesar dos Santos Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos, Campus II
  • Bruno Machado Bertassoli
  • Vanessa Cristina de Oliveira
  • Ana Flávia de Carvalho
  • Ricardo Alexandre Rosa
  • Celina Almeida Furlanetto Mançanares

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2010v23n3p165

Resumo

O quati é um animal que pertence ao Filo Chordata, à Classe Mammalia, à Ordem Carnívora e à Família Procyonidae. A característica marcante da família Procyonidae é a presença de cinco dígitos em seus membros: torácico e pélvico. Estes animais são classificados como plantígrados e podem realizar movimentos manuais em diferentes direções. Possui hábitos de subir em árvores para procriar, fugir do perigo e pernoitar. Alimenta-se de frutos, pequenos vertebrados, insetos, néctar, ovos e legumes. Para este trabalho foram utilizados três animais eutanaziados provenientes do Criatório Científico (CECRIMPAS) - UNIFEOB, autorizado pelo IBAMA (Processo nº 02027.003731/04-76), fixados em solução de formol a 10%. Neste trabalho foi descrita a morfologia dos músculos do membro torácico do quati, através de dissecação e documentação fotográfica. Nesta espécie, foram encontradas adaptações anatômicas nos músculos dos membros torácicos, que possuem um desenvolvimento volumar mais acentuado que em outras espécies (puma, alpaca, cão, gato, lhama e macaco Cebus apella), e este fato está diretamente relacionado ao seu hábito escalador e habilidade manual.

Biografia do Autor

Amilton Cesar dos Santos, Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos, Campus II

Possui graduação em BACHAREL EM LETRAS pelo CENTRO UNIVERSITARIO DA FUNDAÇÃO DE ENSINO OCTAVIO BASTOS (2005). Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Anatomia e histologia, bolsista de Iniciação científica pela FAPESP.

Bruno Machado Bertassoli

Atualmente é monitor de morfologia do Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Anatomia e Histologia.

Downloads

Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

Artigos